Foto: divulgação/PCdoB-GO

O PCdoB de Goiás e lideranças da Federação Brasil da Esperança (PCdoB-PT-PV) participaram de agenda política com o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, em sua visita ao estado nesta quarta-feira (28). Em pauta, a superação de graves problemas, como o trabalho escravo e infantil.

Entre os presentes, estavam o superintendente regional do Trabalho de Goiás e professor Nivaldo dos Santos, o presidente estadual do PCdoB no estado, Honório Rocha e a presidenta do PT/GO, vereadora Katia.

“A visita repercutiu positivamente tanto no estado quanto nacionalmente, pelo diálogo franco e aberto que o ministro teve com a imprensa, com as representações dos trabalhadores e trabalhadoras e com o Fórum Empresarial de Goiás, bem como  pelas ações que o Governo Federal vem implementando via Ministério do Trabalho desde 2023”, disse Honório Rocha. 

Rocha ressaltou, ainda, a importância do compromisso, apresentado pelo ministro em nome do governo Lula, de “fazer os esforços necessários para consolidar o governo de união e reconstrução do Brasil, com crescimento econômico, com ciência, tecnologia e inovação, com geração de emprego decente e renda, com elevação  da qualidade de vida do povo trabalhador”.

Além disso, o dirigente destacou a importância das iniciativas que vêm sendo tomadas para combater o trabalho degradante, a exploração do trabalho infantil e adolescente e o trabalho análogo à escravidão. “São chagas nacionais que precisam ser extirpadas e não podem deve ser toleradas em nenhuma hipótese. E vergonhosamente, Goiás ocupa o primeiro lugar neste tipo de ocorrência”, declarou Rocha. 

Em sua chegada a Goiânia, o ministro foi recebido por lideranças do PCdoB e do PT. Ainda no aeroporto Santa Genoveva, foi realizada uma coletiva de imprensa, na qual Marinho apresentou as ações do Ministério do Trabalho em 2023, falou sobre o necessário combate ao trabalho escravo em Goiás e abordou as propostas do governo Lula para os trabalhadores e trabalhadoras.

Na sequência, aconteceu uma importante reunião com o Fórum Empresarial de Goiás, na sede da  Federação das Indústrias (FIEG). Na parte da tarde, o ministro participou de audiência pública na Assembleia Legislativa de Goiás, convocada pela deputada Bia de Lima (PT) e que teve como tema as ações do Ministério do Trabalho em 2023 e o combate ao trabalho escravo em Goiás.

Ao final da agenda, o ministro se reuniu com dirigentes das centrais sindicais, quando recebeu um manifesto das entidades com as reivindicações da classe trabalhadora local. Em especial, destaca-se a pauta dos servidores e servidoras públicos federais, que se encontram em processo de negociação salarial junto ao Governo Federal por melhores condições de trabalho e valorização da categoria, que é decisiva para a reconstrução do Brasil e que sofreu com o desmonte promovido durante o governo anterior. 

Com Lúcia Rincon,

Secretária estadual de Comunicação

Edição: Priscila Lobregatte