PCdoB participa ativamente das manifestações #EleNão nos estados
O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) através da sua militância nos estados participou ativamente neste sábado (29) das manifestações por #EleNão em que pleiteia mais respeito, democracia e mais direitos, contra uma candidatura misógina, homofóbica, machista e fascista representada pelo candidato Jair Bolsonaro (PSL).
Dirigentes, parlamentares e militantes do PCdoB estiveram junto aos milhares de homens e mulheres que foram às ruas nos 26 estados e no Distrito Federal. As maiores manifestações foram em São Paulo e no Rio de Janeiro.
Na capital paulista, o ato foi no Largo da Batata, na Zona Oeste da cidade. Manuela d’Ávila (PCdoB), candidata à vice na chapa encabeçada por Fernando Haddad (PT) participou da manifestação com a sua filha Laura, de 3 anos, ao lado de integrantes de movimentos sociais e estudantes.
“Fomos juntas. Por nós. Por ela. Por todas as mulheres. Que Laura cresça num Brasil que a veja como igual, como cidadã, como indispensável. Que Laura veja um Brasil colorido, de mulheres, negros e negras, LGBTs, indígenas. Que ela veja o Brasil. SEM ÓDIO. #EleNão #EleNunca”, destacou Manuela d’Ávila nas suas redes sociais.
Segundo as organizadoras, no fim da tarde, 150 mil pessoas participavam da manifestação.
Foto: Miguel Schincarion
A presidenta nacional do PCdoB, deputada federal e candidata a vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos, participou da manifestação em Recife. “Contra o ódio e a intolerância, as mulheres pernambucanas deram uma verdadeira aula de democracia e resistência”, afirmou Luciana.
No Rio de Janeiro, a praça da Cinelândia foi tomada por homens e mulheres que gritavam #EleNão. A deputada federal e candidata à reeleição, Jandira Feghali (PCdoB-RJ), se somou à multidão para defender os direitos das mulheres.
“Não queremos que as mulheres sejam violentadas, agredidas, estupradas ou assassinadas. Não queremos que ninguém morra por orientação sexual ou porque é negra. Queremos que a diversidade e a pluralidade sejam respeitadas. Queremos que as pessoas tenham políticas públicas e que elas vivam com igualdade de direitos. Queremos solidariedade, e que o amor prevaleça, não o ódio. E acima de tudo, queremos um governo que respeite a condição de igualdade. Não queremos mais viver com governos que amassem as pessoas. Queremos um governo que façam as pessoas serem felizes”, destacou Jandira, direto do ato.
Foto: Francisco Proner
A deputada federal e candidata à reeleição, Alice Portugal (PCdoB-BA), se somou aos milhares de manifestantes em Salvador. Para a comunista, “foi uma linda e grandiosa marcha”.
Alice Portugal e Olívia Santana
A deputada federal e candidata a vice-governadora de Minas Gerais, Jô Moraes (PCdoB), marcou presença na manifestação em defesa das mulheres, em Belo Horizonte.
“A tarde de hoje é um NÃO a este projeto autoritário que acha que pode arranjar emprego na bala, que acha que pode desenvolver o país no fuzil”, ressaltou Jô. “E isso não é possível. Nós queremos paz para desenvolver e ter emprego. Somos contra o ódio. Parabéns às mulheres de Minas Gerais.”
Também houve atos em diferentes cidades do mundo, como Nova York, Lisboa, Paris e Londres.