Foto: PCdoB Paraíba

O PCdoB na Paraíba celebrou neste sábado, 4, sua 20ª conferência estadual, destacando como tema “Pelo êxito do governo Lula e revigoramento do Partido”. O evento marcou um momento de reflexão intensa sobre o papel do partido no cenário político atual e seus planos para o futuro, após uma fase desafiadora marcada pela pandemia.

Durante a conferência, foi feito um balanço da atuação partidária entre 2021 e 2023, um período que testemunhou a eleição de Lula e uma mudança de rumo significativa nas políticas de ciência, informação e atenção à saúde da população após anos de negacionismo. O partido lamentou a perda de cerca de 600 mil cidadãos brasileiros para a COVID-19, incluindo três membros destacados da própria legenda: Lúcia Rocha, Simão Almeida e Agamenon Sarinho.

O governo Lula é visto como uma esperança para superar a onda da extrema direita e para avançar nas políticas públicas democráticas e na defesa da soberania nacional. O PCdoB da Paraíba alinhou-se a esses objetivos, preparando-se para superar os desafios impostos pela nova realidade pós-pandemia.

A conferência destacou o avanço político do partido na frente institucional, citando exemplos como o deputado estadual Inácio Falcão e a primeira vereadora negra em Campina Grande, Jô Oliveira. Foi reconhecido, no entanto, que há necessidade de melhoria na utilização das redes sociais para comunicação externa e mobilização.

Foram discutidas também as estratégias para fortalecer as frentes de massa, com ênfase na sindical, estudantil, juvenil e feminina, reconhecendo o papel vital da juventude e das mulheres na revitalização do partido.

O PCdoB reafirmou seu compromisso com uma liderança de vanguarda, democrática e inclusiva, reconhecendo a necessidade de uma maior representação de gênero e a inclusão de trabalhadores, jovens, mulheres e negros. A estruturação partidária e o planejamento estratégico foram pontos críticos abordados, visando a melhoria da organização interna e a preparação para as eleições de 2024.

A conferência se voltou para a eleição do novo Comitê Estadual, com um processo que reflete a busca por uma liderança eficaz e adaptada às exigências da luta de classes contemporânea. Gregoria Benario foi reconduzido à presidência estadual do Partido. Ela ressaltou os avanços dos últimos dois anos, reconhecendo os desafios a serem enfrentados e comprometendo-se a trabalhar para um futuro político transformador para a sociedade paraibana e brasileira.