Fotos: Thamiris Dias, Roberto Jânio e Eduardo Rosas

A sexta-feira (15) para os comunistas do Pará foi de festa. O lançamento da pré-campanha de Ana Júlia a deputada federal ocorreu no sindicato dos Bancários e reuniu apoiadores, militantes e simpatizantes de vários municípios, dentre líderes comunitários, movimento social, sindicalistas, juventude organizada e diversos pré-candidatos à deputado estadual do PCdoB e de outros partidos.

O vice-presidente nacional do PCdoB, Walter Sorrentino, representou o Comitê Central. O presidente estadual da legenda, Jorge Panzera mediou as falas. Segundo Panzera, “Ana Júlia Carepa representa a esperança da luta do povo brasileiro, o resgate de um projeto de país, de um Brasil para ps brasileiros, livre, democrático, socialmente justo e desenvolvido”.

Vídeo emocionante

A trajetória política de Ana Júlia foi apresentada em vídeo, com mensagens da presidenta nacional do PCdoB, deputada Luciana Santos, da pré-candidata do PCdoB à presidência, Manuela d’Ávila e do governador do Maranhão, Flávio Dino que falaram da identificação de Ana Júlia com os comunistas e da sua luta pela melhoria da qualidade de vida do povo.

Trajetória de vida

Ana Júlia Carepa é arquiteta, bancária. Começou a militar no movimento estudantil e depois bancário. Em toda sua militância política foi abrindo portas para as mulheres. Foi eleita a primeira mulher governadora do Estado do Pará, e a primeira mulher (paraense) Senadora da República. Tendo sido eleita também vice-prefeita de Belém, a vereadora mais votada da história de Belém e também foi deputada federal.

Em todos os seus mandatos, sempre defendeu, os direitos da Classe Trabalhadora do campo e da cidade; o desenvolvimento sustentável do Pará, Educação pública de qualidade, o fortalecimento do SUS, mais respeito e participação das mulheres em todos os espaços da sociedade. Contra qualquer forma de preconceito e discriminação.

Ana Júlia contou sobre sua pré-candidatura. “Estamos iniciando uma nova etapa do projeto coletivo que busca o mandato de deputada federal para ajudarmos o Brasil a retomar o caminho do desenvolvimento sustentável do campo e da cidade, com geração de empregos, distribuição de renda e diminuição das desigualdades sociais e regionais, além de continuarmos a nossa luta diária por mais respeito as minorias representativas, como mulheres, negros e a comunidade LGBTI”, afirmou.

Em mensagem nas suas redes sociais, Ana Júlia comemorou o sucesso do encontro. “Amigas e amigos queridos!! Foi uma linda festa ontem [15] Eu me emocionei bastante, pois este é um projeto coletivo. Quero agradecer de coração todas e todos que puderam estar presente, que fez com que passassem pelo Lançamento, quase mil pessoas !!! Vocês fazem parte e são motivos desta luta… Obrigada! E vamos avante nesta caminhada, temos muito o que conquistar ainda.

Álbum de fotos do evento no Facebook: http://bit.ly/2JMdEXe

Escolha pelo PCdoB

Depois de 30 anos filiada ao PT, Ana Júlia se filiou no PCdoB em outubro de 2017. Na época, a ex-governadora publicou uma carta onde registrava a sua decisão de se filiar ao partido comunista.  “Venho a público anunciar a minha filiação partidária ao Partido Comunista do Brasil (PCdoB), agremiação política com mais de 90 anos de fundação no Brasil, cuja história de lutas em defesa dos direitos sociais e da democracia, se confunde com a própria história do Brasil”.

Segundo a ex-governadora, o PCdoB sempre se manteve na vanguarda dos interesses da maioria da população, mesmo tendo as forças conservadoras impostas ao partido, uma clandestinidade de mais de 60 anos.” O PCdoB nunca abandonou seus ideais e sempre atuou na defesa da Democracia, dos trabalhadores e do bem-comum da população”

Na carta, Ana Júlia confirma que o elemento essencial da sua decisão, foi a recente aprovação pelo Congresso da cláusula de barreira que ameaça novamente a existência do PCdoB. “Estes certamente foram os fatores que pesaram na minha decisão de aceitar este desafio”.

Já no 14º Congresso do Partido, que se realizou em novembro do ano passado, Ana Júlia foi eleita membro do Comitê Central do PCdoB no Congresso.