Fotos: Henos Nascimento

A Escola Estadual “Neuton Miranda” do PCdoB-PA e a Fundação Maurício Grabois Seção-Pará realizaram entre  sexta-feira e sábado (dias 23 e 24) o curso: “Um novo ciclo de lutas em defesa da democracia, do Brasil e dos direitos do povo”, direcionado aos Membros do Comitê Estadual; dirigentes dos comitês municipais responsáveis pelas Secretarias Política, de Organização e de Formação; vereadores/as, lideranças das frentes de massas e pré-candidatos do PCdoB no estado do Pará.

Participaram do evento 117 inscritos de diversos municípios, dentre os quais Belém, Ananindeua, Marituba, Benevides, Castanhal, São Miguel do Guamá, Barcarena, Inhangapi, Melgaço, Portel, Breves, Augusto Corrêa, Cametá, Itaituba, Marabá, Aurora, Nova Ipixuna, Rio Maria, Parauapebas, Tucuruí e Vitória do Xingu.

O objetivo central do curso foi capacitar membros de direção partidária frente ao novo ciclo político resultante das eleições de 2018 – fundamental à preparação das Conferências Municipais rumo a 18ª Conferência Estadual do PCdoB – e fornecer dados da realidade concreta das cidades paraenses para subsidiar as direções na elaboração de projetos de cidades como espaços de resistência e de defesa do país.

O curso iniciou com uma saudação da camarada Eneida Guimarães, Secretária Estadual de Formação e Propaganda do partido. A mesa de abertura – coordenada pelo camarada professor e dirigente estadual Edval Bernadino – Presidente da Fundação Maurício Grabois Seção/Pará – contou com a presença da advogado Egberto Magno – membro do Comitê Central e vice-presidente do PCdoB -MA; Marcos Panzera (Neco) – Diretor da Escola Estadual do PCdoB / Pará; o professor Altair Freitas – membro do Comitê Central do PCdoB, membro da Comissão Nacional de Formação e Propaganda e secretário executivo da Escola Nacional de Partido “João Amazonas”; a Camarada Leny Campêlo, dirigente do Comitê Central do PCdoB e que na mesa representou a Direção Estadual do partido.

O primeiro tema a ser abordado no curso contou com as intervenções qualificadas do historiador Altair Freitas; do professor Edval Bernadino, Assistente Social e Doutor em Ciência Política (UFPA) e do vice-presidente do PCdoB/Pará e membro do Comitê Central, o ex-deputado estadual Lélio Costa, que discorreram sobre a atual conjuntura internacional, nacional e estadual. A mesa foi coordenada pelos camaradas Cleber Rezende (presidente da CTB / Pará) e Leny Campelo. Todas as exposições foram precisas na leitura de um diagnóstico da atual quadra histórica que estamos vivendo no país, inserida no contexto internacional e com fortes repercussões no Estado do Pará.

Confira no vídeo a fala do historiador Altair Freitas, coordenador da Escola Nacional João Amazonas:

No sábado (24), o curso seguiu pela manhã com o tema: “A Nova Tática do PCdoB – união de todas as forças em defesa da Democracia”, coordenada pelos dirigentes Ana Patrícia Bittencourt e Marcão Fonteles e que teve como expositores o camarada Jorge Panzera, presidente Estadual do PCdoB / Pará e o Professor Altair Freitas. Pela parte da tarde, sob coordenação dos dirigentes Robson Marques (Secretário estadual de Organização) e Maíra Nogueira, tivemos a mesa: “Fortalecimento Político e Organizativo do PCdoB para o Novo Ciclo de Lutas em Defesa da Democracia”, que contou com a exposição dos camaradas Egberto Magno – do Comitê Central e da Camarada Socióloga mestra Eneida Guimarães.

O curso encerrou com a mesa: “Agendas para o Projeto cidades como espaços de resistência e de defesa do país”, sob coordenação da ex-vereadora de Belém e dirigente Sandra Batista e do Presidente Municipal do Partido em Belém Michel Sodré. O tema teve como expositores a ex-governadora do Pará e membro do comitê central, a camarada Ana Júlia e também do professor Carlos Maciel – Assistente Social, doutor em Sociologia e professor do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA/UFPA).

O curso foi riquíssimo em debate e intervenções. Os dirigentes municipais saíram com o compromisso de replicar a realização deste espaço de formação nos respectivos municípios e ampliar o debate com a sociedade. É preciso ressaltar ainda a participação massiva dos quadros de massas, em especial do movimento sindical, elemento central de nossa política, além da presença de diversas lideranças da luta social que se filiaram recentemente no partido. Vale destacar a grata surpresa que tivemos ao fim do curso com a entrega da ficha de filiação pelo professor Carlos Maciel que passa a fazer parte de nossas fileiras. A ficha assinada pelo professor foi recebida com muito entusiasmo pelos quadros e militantes presentes no curso e representa um ganho qualitativo para o partido.