Auditório do Empresarial JAM durante a 20ª Conferência Municipal do PCdoB-Olinda |

O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) de Olinda realizou sua 20ª Conferência Municipal no sábado, dia 28 de outubro, no auditório do Empresarial Estação José Augusto Moreira (JAM), bairro de Casa Caiada. Mais de 500 olindenses estiveram nas reuniões preparatórias de base, realizadas em vários locais da cidade, com o objetivo de proporcionar a participação ampla das pessoas filiadas e apoiadoras da sigla.

O evento contou com a participação de militantes, representantes de outros partidos e movimentos sociais. Na pauta dos debates, a reorganização partidária, o fortalecimento das lutas populares e do governo Lula, e o planejamento das pré-candidaturas para as eleições de 2024.

Foi aprovada na conferência a construção de uma candidatura de consenso à prefeitura, entre os partidos da Federação Brasil da Esperança (PCdoB, PT e PV) e as forças progressistas da cidade patrimônio. A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação e presidente nacional do PCdoB, Luciana Santos, é um dos nomes cotados para o debate da futura candidatura progressista.

“É preciso trazer esperança ao povo olindense, que tanto sofre com o descaso do prefeito Professor Lupércio. O PCdoB-Olinda criou um legado a partir de uma verdadeira reforma urbana e social na cidade, fato reconhecido pelo povo”, afirmou Luciano Moura, presidente municipal do PCdoB e ex-deputado estadual.

“Estamos conversando com vários partidos, vamos chegar a um entendimento e construir uma candidatura forte para a gente ganhar a Prefeitura de Olinda, e retomar o processo de desenvolvimento e de crescimento da nossa cidade”, declarou Renildo Calheiros, deputado federal e ex-prefeito de Olinda. “Vamos aproveitar esse ambiente que o povo brasileiro está ajudando a criar, que é com o Lula na Presidência da República. A gente viveu aqui lá atrás, na experiência comigo e com a Luciana na prefeitura, o quanto se trouxe de recursos para melhorar a vida das pessoas”, reforçou Renildo.

A importância da reeleição da vereadora Dete Silva e do aumento da bancada comunista, com a eleição de mais parlamentares que defendam as causas populares, foi outro tema da conferência. Num clima de muita unidade, também foi eleita a nova direção municipal do partido com 21 integrantes, sendo 42% de mulheres, e 52% de negras e negros.

Os comunistas da Marim dos Caetés estão firmes na luta para unir o povo, mudar Olinda e reconstruir o Brasil!,

Veja imagens abaixo:

Intervenção do deputado federal Renildo Calheiros (PCdoB-PE).
Nova direção municipal do PCdoB-Olinda.

Militantes do partido durante os debates da conferência.
Votação do regimento e documentos da conferência.
A vereadora de Olinda Dete Silva (PCdoB) e o presidente municipal do PCdoB Olinda, Luciano Moura.

Por Anizio Silva