Secretário de Organização rechaça acusação de racismo: "Em nossa história tivemos vários dirigentes negros cuja participação sempre foi motivo de orgulho para os comunistas" 

Em reunião no dia 7 de agosto passado, o Comitê Municipal do PCdoB de Olinda expulsou dos quadros partidários o vereador olindense Márcio Cordeiro da Silva, “Márcio Barbosa”, por infidelidade partidária.

Márcio filiou-se ao partido em 2016, sendo reeleito para a Câmara Municipal de Olinda (2017-2020) naquele mesmo ano. É de se destacar o fato de o vereador possuir uma longa ficha de filiações e de expulsões de outras legendas, por razões semelhantes.

O secretário de Organização do PCdoB Olinda, Wellington Lima Pereira, historiou o processo interno que levou a direção partidária à expulsão do vereador. “As infrações cometidas por Barbosa começaram no segundo turno das eleições de 2016, quando fez campanha aberta para o candidato a prefeito, Antônio Campos (então no PSB), descumprindo a Resolução 001/16, aprovada em reunião do Comitê Municipal, da qual participou, onde o partido decidiu pela neutralidade em relação ao pleito local. O apoio de Barbosa a essa candidatura se deu, inclusive, sem comunicação prévia à direção do PCdoB”, explicou Wellington.

Infidelidade contumaz

“Após o segundo turno, o partido aprovou a Resolução 002/16, que decidiu pelo apoio ao camarada Marcelo Soares à presidência da Câmara Municipal de Olinda. Descumprindo mais uma vez a orientação partidária, Márcio Barbosa não votou no camarada Marcelo, que perdeu a eleição por um voto, justamente o de Barbosa, que por meio de composições com outras legendas se elegeu 1º vice-presidente da Casa, uma postura clara de infidelidade partidária”, prosseguiu.

O secretário municipal de Organização lembrou ainda que, em 2018, a Conferência Estadual Eleitoral, do PCdoB-PE, aprovou Resolução pelo apoio a chapa Paulo Câmara/Luciana Santos para os cargos de governador e vice-governadora, respectivamente; Humberto Costa e Jarbas Vasconcelos para senador; Renildo Calheiros para deputado federal; e uma chapa própria com mais de 60 candidatos para deputado estadual. “A resolução alertava ainda que qualquer militante ou filiado que descumprisse o disposto no documento estaria sujeito a sanções disciplinares”, recordou o dirigente.

Márcio Barbosa é reincidente em expulsão e já trocou de partido cinco vezes./Foto: Divulgação

Segundo Wellington, “mais uma vez o vereador Márcio Barbosa descumpriu uma resolução partidária sem nenhum diálogo com a direção da legenda, tendo admitido em sessão recente da Câmara Municipal, o apoio, em 2018, à candidatura da primeira-dama do município, Cláudia Cordeiro, a deputada estadual, pelo Solidariedade. Todas essas atitudes provocaram a abertura do processo disciplinar que resultou na expulsão do vereador de nossos quadros”.

Racismo, não!

O Comitê Municipal do PCdoB de Olinda rechaçou também a tentativa do vereador Márcio Barbosa de atribuir sua expulsão ao crime de racismo. “Somos um partido de 97 anos de existência, atuando sempre em defesa dos trabalhadores e do povo brasileiro. Em nossa história tivemos vários dirigentes negros cuja participação sempre foi motivo de orgulho para os comunistas. Somos um partido que, atualmente, é dirigido pela camarada Luciana Santos, mulher, negra, ex-prefeita de Olinda e ex-deputada federal por dois mandatos, presidenta nacional de nossa legenda e vice-governadora de Pernambuco”.

“No movimento social temos destaque para nossas lideranças negras que dirigem entidades importantes. Foram os comunistas que em julho de 1988 fundaram a União de Negras e Negros pela Igualdade (Unegro), entidade voltada à luta antirracista que hoje atua em mais de 20 estados e no DF”, destaca Wellington Pereira, que é presidente da Unegro-PE, membro da direção municipal e estadual do partido e Conselheiro Estadual de Promoção da Igualdade Racial em Pernambuco.

Compromisso com o Brasil

O presidente do PCdoB Olinda, Luciano Moura, também comentou a decisão do partido. “O PCdoB tem a consciência tranquila com relação ao vereador Márcio Barbosa, que recebemos de braços abertos e apoiamos, respeitando-o e o considerando sempre como uma liderança importante na cidade. A ele foram dados todos os direitos de resposta, previstos no Estatuto Partidário, mas o vereador em sua resposta escrita não refutou nenhuma das acusações apresentadas no processo disciplinar e, ainda, se recusou a fazer a defesa oral. Que sirva ao vereador como processo de amadurecimento, pois já é reincidente em expulsão por infidelidade partidária e ao longo dos seus mandatos trocou cinco vezes de partido”.

O dirigente comunista fez questão de destacar o compromisso do PCdoB com a democracia, a justiça social, a soberania, o desenvolvimento e os direitos do povo brasileiro.

O presidente municipal do PCdoB Olinda, Luciano Moura, destacou a lisura do processo partidário/Foto: Divulgação

“Uma instituição quase centenária, que ao longo de toda sua existência teve muitas vidas ceifadas, muitos mandatos cassados, muitos camaradas torturados e exilados, sem nunca ter arredado um milímetro das causas mais nobres do nosso povo e da nossa nação. Lutamos juntos com os negros e negras pela abolição da escravatura; contra a ditadura militar; dirigimos a Guerrilha do Araguaia; lutamos pelas Diretas Já; pela redemocratização , e continuamos polarizando contra a intolerância, o preconceito, a discriminação e na defesa do Estado Democrático de Direito. Portanto, nossos mandatos devem servir a esses propósitos”, afirmou.

“Tivemos uma experiência de governar a Cidade de Olinda durante 16 anos, criando muitas convicções e ampliando nosso olhar de como é importante o respeito ao contraditório, de como é motivo de orgulho ocupar, pelo voto popular, um mandato na Casa Bernardo Vieira de Melo. Nesses anos todos, exercitamos essa convivência de respeito mútuo às diferenças e aprendemos a importância da Democracia e das Instituições no processo democrático, ao ponto de não termos criado inimigos durante esse tempo todo. Um processo de aprendizado recíproco e necessário”, completou.

 

Do Recife, Audicéa Rodrigues