O PCdoB condena os ataques realizados por determinação do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, contra a Palestina, como resposta ao contra-ataque, organizado pelo Hamas, a partir da Faixa de Gaza, nas últimas horas, e que atingiu áreas civis e militares.

Lamentamos e nos solidarizamos igualmente com todas as vítimas desta escalada, israelenses e palestinas, mas não igualamos as responsabilidades.

Esta guerra já está em curso há muitos anos e há três décadas os palestinos fizeram concessões importantes, nos chamados Acordos de Oslo, nunca cumpridos por Israel, que garantiam negociações pacíficas como caminho para o estabelecimento de um Estado Palestino independente, com fronteiras internacionalmente reconhecidas.

De lá para cá, não apenas tal promessa foi esquecida como o pouco que restava do território palestino foi sendo ocupado por assentamentos ilegais promovidos pelo Estado israelense, diante da inércia das Nações Unidas.

Tal inércia continuou diante dos cotidianos ataques e humilhações que a população palestina sofre em seu dia a dia, incluindo uma rotina de bombardeios e incursões militares.

A única maneira de construir a paz na região é a solução dos dois Estados, israelense e palestino, em convivência respeitosa. Para isso é necessário avançar no estabelecimento de um Estado Palestino viável, com as fronteiras de 1967 e tendo como capital Jerusalém Oriental.

O Brasil, como atual presidente do Conselho de Segurança da ONU, possui papel importante e prontamente convocou uma reunião de emergência com menção à solução dos dois Estados.

Sair do imobilismo e buscar propostas para a paz devem ser os objetivos a serem perseguidos no imediato momento.

Comissão Política Nacional do PCdoB