Estreou na noite desta terça-feira (22), a inserção da propaganda gratuita de rádio e televisão do Partido Comunista do Brasil (PCdoB). A peça de 30 segundos tem como foco o centenário do PCdoB: “sempre jovem, contemporâneo e cheio de esperança”.

Com o restabelecimento do direito às legendas, a partir da Lei nº 14.291/2022, a propaganda partidária é exibida agora somente nos intervalos da programação normal das emissoras.

Protagonizada pela presidente nacional do PCdoB e vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos, o curta é apresentado também por um casal de jovens militantes. No filme, a dirigente destaca que o “PCdoB marcou sua história com suas lutas e hoje batalha para derrotar Bolsonaro e reconstruir o Brasil”.

A presidente destaca ainda que só “será possível conquistar uma nação soberana, democrática e socialista”, “com o ímpeto revolucionário da classe trabalhadora e com os sonhos de felicidade do nosso povo”, completa o casal. E finaliza com a vinheta “PCdoB: 100 anos de amor e coragem pelo Brasil” narrado pela própria presidente.

A propaganda foi concebida e produzida pelo publicitário Guido Bianchi, dirigente do Partido em Pernambuco, sob a responsabilidade do secretário nacional de Formação e Propaganda do PCdoB, Adalberto Monteiro.

Guido Bianchi contou que realizou as gravações tendo como cenário uma praça, ao ar livre, tendo como protagonista a presidente e dois jovens filiados que trazem uma mensagem de esperança. Dessa forma, diz ele, “deixa uma imagem bem positiva e bem jovial que tem tudo a ver com nossas ideias, ideias do partido que são atuais. E que miram não só o presente como também o futuro”, acrescentou o publicitário.

Adalberto Monteiro comentou que o grande desafio desta peça foi condensar em 30 segundos, 100 anos de história. “Esses cem anos de luta na verdade é um alicerce para o PCdoB atuar nas lutas duras, mas promissoras do presente. E esse presente, a inserção deixa claro, é realizar grande aspiração do momento do povo brasileiro que é o país se livrar do pesadelo que é o governo Bolsonaro e construir uma frente ampla que vença as eleições presidenciais, instaurando um governo democrático, de amplas forças, que tire o país da crise e inicie a reconstrução nacional”, ressaltou o secretário.

Acessibilidade

De acordo com as normas estabelecidas na Resolução nº 23.679/2022, a propaganda nacional do PCdoB enviada às emissoras de televisão garantiu ainda, o direito à acessibilidade, utilizando a janela com intérprete de libras, legenda e audiodescrição.

Centenário na TV e rádio em todo o Brasil

O PCdoB tem direito a 10 minutos de propaganda partidária no primeiro semestre deste ano, cinco delas serão exibidas nos dias 22 (terça-feira) e 24 (quinta-feira) com alusão ao centenário do PCdoB comemorado na próxima sexta-feira, 25 de março. Da mesma forma, os estados e o DF também exibirão suas inserções nas emissoras locais em dias alternados, segunda-feira, quarta-feira e sexta-feira.

No início deste ano, a direção nacional orientou os comitês locais que também fizessem alusão ao centenário do Partido na propaganda partidária. Dessa forma, o PCdoB estará ao logo desta semana, todos os dias, nas emissoras de televisão e rádio do Brasil.

As próximas inserções nacionais serão exibidas no mês de maio.

Confira a inserção nacional: