Alice Portugal, Daiana Santos, Daniel Almeida, Jandira Feghali, Márcio Jerry e Orlando Silva concorrem ao prêmio | Foto: reprodução

A votação da 17ª edição do Prêmio Congresso em Foco, que seleciona os melhores parlamentares do Congresso Nacional, começou nesta segunda-feira, 1º de julho. O prêmio visa homenagear os parlamentares mais destacados, incentivando a participação ativa dos cidadãos na vida política.

Na edição de 2024, seis deputados do PCdoB estão na disputa: Alice Portugal (BA), Daiana Santos (RS), Daniel Almeida (BA), Jandira Feghali (RJ), Márcio Jerry (MA) e Orlando Silva (SP). Esses parlamentares serão avaliados pelo público e especialistas em diversas categorias, destacando-se nas áreas de apoio à indústria e defesa de propostas legislativas e ações públicas favoráveis à indústria nacional.

Clique aqui para votar nos nossos parlamentares.

A votação, que segue até o dia 31 de julho, abrange duas categorias gerais – “Melhores do Senado” e “Melhores da Câmara” – e 10 categorias especiais. A cerimônia de premiação ocorrerá em 29 de agosto, quando os vencedores serão anunciados.

O Prêmio Congresso em Foco ressalta a importância do Poder Legislativo em uma democracia, promovendo o conceito de que os direitos e deveres dos eleitores vão além do simples ato de votar, incluindo o acompanhamento ativo e permanente dos representantes eleitos. Dessa forma, busca-se contribuir para a formação de eleitores mais conscientes e capazes de exercer plenamente a cidadania.

Votação

A seleção dos premiados será feita de três formas: pela internet, em votação aberta a toda a sociedade, por um júri de profissionais de diversas áreas que acompanham as atividades do Parlamento brasileiro e pela escolha direta dos jornalistas especializados na cobertura do Congresso Nacional.

Para votar, os interessados devem acessar a página de votação, fazer o cadastro e depois confirmar o e-mail. Caso a mensagem de confirmação não apareça na caixa de entrada, verifique as caixas spam ou promoções. Após receber o e-mail de confirmação, é necessário clicar no botão “Completar Cadastro” e inserir o código numérico de seis dígitos enviados no e-mail.

Cada eleitor pode escolher até cinco senadores e dez deputados. Antes de finalizar, é importante checar se os nomes selecionados estão corretos. Se houver problemas de conexão ou o navegador for fechado por engano, é possível retomar a votação com os dados de acesso enviados no e-mail de confirmação.

A votação passa por auditoria interna e é acompanhada pela Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF). Votos irregulares podem ser descartados pelos organizadores a qualquer momento.

A organização do prêmio sugere que, ao votar, o participante considere a trajetória de vida e a reputação do parlamentar, sua atuação legislativa (apresentação de projetos, discussão de propostas, participação em debates no plenário e comissões) e seu compromisso com o Estado Democrático de Direito. A atuação de cada parlamentar pode ser pesquisada no Radar do Congresso.