Em nome da líder do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) na Câmara dos Deputados, Perpétua Almeida (AC), o deputado Orlando Silva (SP), fez  um pronunciamento contundente no Plenário da Casa nesta sexta-feira (18) em que esclarece a posição do Partido na construção da frente ampla de oposição a Bolsonaro na casa legislativa.

Segundo ele, o PCdoB junto com outros 10 partidos firmaram acordo de caminharem juntos na disputa da mesa e presidência da Câmara para o próximo biênio em um momento em que o país sofre grave crise econômica e social provocada por um presidente da República antipovo e antinacional. “Mantemos nossas diferenças, mas nos reunimos para derrotar Bolsonaro e garantir a independência da Câmara”. A partir deste contexto que “definimos caminhar juntos”, esclarece.

O deputado informou também que será debatido “em nosso campo a construção de nomes para apresentar ao parlamento brasileiro”.

Orlando participou de reunião onde partidos da oposição aliam-se ao bloco de Maia contra candidato de Bolsonaro na Câmara

| Imagem: Orlando participa de reunião onde partidos da oposição aliam-se ao bloco de Maia contra candidato de Bolsonaro na Câmara |

O objetivo dessa união, segundo Orlando, é derrotar o governo Bolsonaro, que não tem nenhum compromisso com os brasileiros, o que chamou de “genocida”, por defender a “não vacinação”. Ao plenário, o parlamentar afirmou que Bolsonaro é o “símbolo do fascismo” e quer dominar a pauta legislativa para defender seus próprios interesses.

O parlamentar explicou que independentemente de partidos de matizes diferentes se reunirem para eleger a direção da Casa não significa que defenderão as mesmas pautas. “Temos que ter lado e defendemos uma Câmara autônoma, independente, representativa dos interesses nacionais e do povo brasileiro”.

De acordo com o deputado, esse movimento mais amplo do que a oposição, aliado “a partidos que temos profundas diferenças, “não representa que estamos de acordo com a agenda econômica hegemônica da Câmara dos Deputados. Que insiste numa receita falida, de ordem neoliberal que não apresenta perspectivas para o país e é incapaz de retomar o desenvolvimento nacional”, explicou Orlando. “E essas diferenças serão travadas aqui”.

Segundo Orlando, a decisão de fazer uma composição com partidos de outro campo, tem como ‘pedra de toque’ a democracia. Por isso, apesar de tantas divergências, explica o deputado, “decidimos montar um bloco com outros partidos, na defesa dos direitos do povo, da democracia e da soberania nacional. Vamos enfrentar um inimigo maior que é Jair Messias Bolsonaro. E para isso, vamos defender um legislativo que sirva ao interesse nacional, a luta democrática, que não seja um puxadinho do Palácio do Planalto que é tudo que ele deseja, pontuou o deputado.

Confira a íntegra do discurso de Orlando na Câmara:

Saiba mais:

PCdoB forma bloco para impedir que Bolsonaro domine pauta na Câmara