A direção do PCdoB de Mato Grosso decidiu apresentar a ex-reitora da UFMT Maria Lúcia Cavalli Neder como alternativa ao Senado em 2018. O nome deve ser apresentado para avaliação das siglas aliados na medida em que o processo eleitoral se aproximar. A decisão foi tomada em reunião da direção partidária, realizada no dia 6 de agosto, em Cuiabá.

Segundo Maria Lúcia, a decisão tomada pela direção do PCdoB não significa que a pré-candidatura será apresentada. Afirma que a articulação tem objetivo de iniciar o debate com partidos que podem compor a frente ampla pela democracia e inclusão que os comunistas propõem para as eleições do ano que vem.

“O PCdoB defende a construção dessa frente ampla e vislumbra a possibilidade de candidatura ao Senado. Meu nome já está à disposição para ser apresentado aos aliados, mas precisa ser referendado pela Conferência Estadual marcada para outubro”, explica Maria Lúcia.

O presidente do PCdoB de Cuiabá, Miranda Muniz garante que o nome da ex-reitora será apresentado às forças políticas e, consequentemente, aos movimentos sociais e à população mato-grossense. “Trabalho e torço para esse projeto frutificar, pois assim deixarei de votar no menos pior para votar na melhor”, postou o comunista nas redes sociais.

Nas eleições de 2016, o PCdoB elegeu o professor Silvio Negri vereador por Rondonópolis. O professor Manoel Motta, presidente da sigla no Estado, foi eleito segundo suplente do senador Wellington Fagundes (PR).