A Conferência Municipal do PCdoB de Campo Grande realizada na noite desta quarta-feira (20) confirmou o nome do advogado Mario Fonseca, presidente estadual do partido, como pré-candidato a prefeito da capital sul-mato-grossense. A secretária nacional de movimentos sociais do PCdoB, Liège Rocha acompanhou o encontro representando o Comitê Central do Partido.

De acordo com o presidente do PCdoB-MS, a conferência apresentou diversos nomes como pré-candidatos e candidatas para a chapa de vereadores, mas segundo ele, a sua pré-candidatura pretende reforçar o movimento de chapa completa, com 43 nomes, para eleger pelo menos um vereador ou vereadora na cidade.

Para Mário Fonseca, a pré-candidatura fortalecerá a perspectiva do PCdoB de eleger vereadores, mas vai além. “Podemos aglutinar os que queiram pensar e botar a mão na massa para construirmos uma cidade mais humana, democrática e justa, revitalizando o que esmaeceu, mas também vitalizando os bairros que ainda precisam se desenvolver”.

Segundo o pré-candidato, ele assume o desafio com muita honra. “Tenho consciência da responsabilidade imposta e compromisso com o partido no qual atuo ininterruptamente há quase 30 anos, mas acima de tudo, com os campo-grandenses”, disse.

O pré-candidato comunista a administrar Campo Grande diz que não se dispõe a protagonizar monólogo, pois pretende ser um instrumento para envolver a comunidade no debate sobre os rumos da cidade. “Queremos não só falar ao povo, mas principalmente ouvi-lo. Percorreremos os bairros e conversaremos com as forças vivas da sociedade. Buscaremos unir as forças políticas e sociais progressistas, sem interditar o diálogo com quem tem diferenças conosco. Não somos sectários, mas desde já aviso: temos lado. Queremos fazer a diferença. Para isso, precisaremos de muita gente se juntando conosco!”, assegurou.

A conferência elegeu ainda a nova direção com 15 camaradas, tendo o professor Renato Pires de Paula, como presidente do municipal.

A Conferência Estadual do Mato Grosso do Sul se realizará no próximo domingo (23), das 8h30 às 17h, no Sintracom-CG, no centro de Campo Grande.

Perfil do pré-candidato

Mario Fonseca é advogado formado pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Foi diretor da União Nacional dos Estudantes (UNE) em 1993. Em seguida, em 1994, foi eleito presidente da União Paranaense de Estudantes (UPE).

Entre 2015 e 2016, foi Superintendente do então Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) em Mato Grosso do Sul, autarquia vinculada ao Ministério de Minas e Energia (MME), hoje transformada na Agência Nacional de Mineração (ANM).

Em 2016, foi candidato a vice-prefeito da capital, com participação positiva na campanha reconhecida pelos mais diversos setores políticos e sociais de Campo Grande.

Em 2018, foi candidato a senador, tendo obtido a maior votação que um filiado do PCdoB já conseguiu no estado, alcançando mais de 30 mil votos, distribuídos por todos os municípios e todas as urnas do estado.