O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) do Mato Grosso do Sul-MS lançou o advogado Mario Fonseca como pré-candidato ao Senado. Em entrevista ao Portal PCdoB, Mario ressaltou que a sua pré-candidatura tem o intuito de apresentar propostas contidas em um novo projeto de desenvolvimento para o Brasil e para o estado que valorize o povo e, principalmente, a classe trabalhadora.

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas em péPara barrar a cláusula de barreira imposta pela minirreforma eleitoral, o PCdoB-MS apresenta candidaturas para senador, deputado federal e estadual. Segundo Mario, a meta do partido é fazer mais de 1% dos votos e lutar pela eleição de um deputado federal em Mato Grosso do Sul. “Estamos buscando além da pré-candidatura ao Senado, várias candidaturas a deputado federal e buscando uma concentração maior para deputado estadual. Para estimular o PCdoB a construir chapas próprias para prefeitos e vereadores em 2020, quando não teremos mais coligação proporcional”.

O PCdoB-MS faz oposição ao governo do estado, de Reinaldo Azambuja (PSDB), que aplica o plano do Governo Temer no estado, uma política ultraliberal e entreguista. “É um governo antidemocrático e desgastado na opinião pública. Tem uma política fiscal que joga contra o desenvolvimento do Mato Grosso do Sul, atingindo desde os mais pobres aos empreendedores locais”.

Mario contou que o PCdoB tem dialogado com as forças progressistas com o objetivo de substituir o governo tucano. Segundo ele, a esquerda e as forças de centro estão muito dispersas. “O PT e o PDT têm suas candidaturas e não abrem mão. O PCdoB tem conversado com esses partidos e com outros, como o PV e a Rede, buscando alternativas dentro desse cenário”.

A imagem pode conter: 18 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas sentadas“O nosso papel é apresentar as ideias do PCdoB e ajudar a construir a unidade das forças progressistas”, disse.

Em relação ao âmbito nacional, Mario destacou que o Brasil vive um momento de aprofundamento do golpe que se consumou em 2016. “Um golpe que vem desmontando as bases do Estado nacional e subtraindo direitos que foram conquistados a duras penas pela luta da classe trabalhadora”. Em sua visão, a pré-candidatura de Manuela d’Ávila à Presidência da República busca apresentar saídas para a atual crise, restaurar a democracia, retomar o desenvolvimento nacional em base soberana e restabelecer os direitos dos trabalhadores e trabalhadoras.

Perfil

Mario Fonseca é advogado formado pela Universidade Estadual de Maringá. Iniciou a sua atuação no movimento estudantil, mas recebeu formação política já na primeira infância. Filho de trabalhadores que resistiram à ditadura militar.

Mario foi diretor da União Nacional dos Estudantes (UNE) em 1993. Em seguida, em 1994, foi eleito presidente da União Paranaense de Estudantes (UPE).

Em 2000 e 2004, foi candidato a vereador em Maringá-PR. No ano de 2005, ele volta para Mato Grosso do Sul e é eleito secretário estadual de Organização do PCdoB-MS. Em 2007, foi eleito presidente do PCdoB de Campo Grande e vice-presidente estadual do partido.

Em 2014 ajudou a formar e coordenar Comitê Memória, Verdade e Justiça (CMVJ-MS), que contribuiu com a investigação das violações de direitos humanos pela ditadura militar.

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé, pessoas sentadas e textoFoi eleito presidente estadual do PCdoB/MS em 2015, com o desafio de suceder a Moacir Abreu, que morreu em abril daquele mesmo ano. Nas duas últimas conferências, foi eleito e reeleito para a mesma função. Em 2016, foi candidato a vice-prefeito da capital, com participação positiva na campanha reconhecida pelos mais diversos setores políticos e sociais de Campo Grande.