No último Domingo (12/11), os comunistas de Mato Grosso do Sul realizaram a Conferência Estadual do PCdoB, sob o lema da união e da reconstrução do Brasil.

Na abertura dos trabalhos foi realizado um ato político com a presença dos partidos que compõem a Federação Brasil da Esperança de Campo Grande-MS, Com a presença do nosso pré-candidato a prefeito de Nova Andradina, Vicente Lichoti, o presidente do PV-MS, Marcelo Bluma e o José Américo, integrante do Comitê Central do PCdoB, além da militância e de lideranças de movimentos sociais.

Vicente Lichoti (PCdoB), ex-vereador e pré-candidato a prefeito de Nova Andradina, que postula a indicação da federação FE-BRASIL (PT/PCdoB/PV), saúda a Conferência Estadual do PCdoB de MS

Após a abertura, a Conferência teve início com os delegados eleitos nas conferencias municipais do PCdoB-MS. As resoluções do Comitê Central foram debatidas pelos delegados e delegadas, que entenderam o papel histórico da luta dos comunistas na atual conjuntura.

Em seguida, o Comitê cessante apresentou o balanço do último período de gestão do PCdoB no estado, assim como o balanço do processo de conferência. A professora Iara Gutierres, reeleita presidenta do Comitê Estadual, também apresentou o pré-projeto político eleitoral do PCdoB para as eleições de 2024. Também presidindo a Federação Brasil da Esperança, a professora Iara se destacou sendo a única mulher a presidir a Federação em todo o Brasil.

Assim como a professora Iara Gutierrez, outros 15 camaradas também foram eleitos para dirigir o PCdoB-MS pelos próximos dois anos: Renato, vice-presidente; Wellington eleito como Secretário de Organização; Altamir Pompeu foi eleito Secretário de Finanças; Eduardo Biruel foi eleito Secretário Sindical; Cleuza foi eleita Secretária da Mulher; Artur foi eleito Secretária de Juventude; Eduardo Glagau foi eleito Secretária de Movimentos Sociais; Elton foi eleito Secretário de Comunicação; Erico Bispo foi eleito Secretário de Combate ao Racismo e Mario Fonseca foi eleito Secretário de Formação; Ingridy, Jandira, Sueli foram conduzida ao pleno do Comitê Estadual.

O Partido Comunista do Brasil de Mato Grosso do Sul finalizou seu processo de Conferência Estadual com as energias revigoradas, e, com o objetivo de ajudar a construir um Projeto mais democrático para os Municípios de MS.

Elton Luciano de Oliveira Ferreira, secretário estadual comunicação