Os candidatos de Minas Gerais: Alexandre Kalil (PSD), ao governo, Wadson Ribeiro (PCdoB), a deputado federal e Alexandre Silveira (PSD), candidato ao senado.

O PCdoB de Minas Gerais em convenção realizada na última sexta feira (22), aprovou apoio à chapa Alexandre Kalil (PSD), candidato ao Governo do estado, e André Quintão (PT), vice. Em Minas, a construção da Frente Ampla em defesa da democracia, consolida-se na candidatura de Kalil, para enfrentar a candidatura ultraliberal do atual governador, Romeu Zema (Novo). Na ocasião, também foi confirmado apoio à candidatura de Alexandre Silveira (PSD) para reeleição no Senado.

Durante o encontro que aconteceu de maneira virtual, o PCdoB aprovou ainda três candidaturas à Câmara Federal. A de Wadson Ribeiro, atual presidente estadual do partido e um dos vice-presidentes da federação em Minas, ex-presidente da União Nacional dos Estudantes (UNEE), ex-secretário executivo do Ministério dos Esportes que ocupou, por quase dois anos, o mandato federal nos anos de 2015 e 2016; a de Anderson Adauto, ex-prefeito de Uberaba e ex-ministro do governo Lula, e de Débora Queiroz, arquiteta e servidora pública municipal na cidade de Ouro Preto.

Para a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou-se a necessidade da reeleição do sindicalista e já deputado estadual Celinho do Sintrocel, e da ampliação da bancada do partido no legislativo mineiro. Para isso, aprovou-se outras sete candidaturas: a de Jô Moraes, ex-deputada federal e estadual; Valéria Morato, Hebert Levy, Doutor Marcelo Félix, Sônia Moras e os vereadores Tiago Santana, de Betim, e Daniel Cabral, de Viçosa.

Leia mais: Minas Gerais: com apoio de Lula, Kalil surpreende e chega a 33%

No domingo (24), a Convenção da Federação Brasil da Esperança Minas, uniu PCdoB, PT e PV no Auditório José Alencar, na ALMG, e reforçou a posição de Minas Gerais de oposição ao governo Bolsonaro que, com sua política de destruição nacional, conseguiu desconstruir a confiança que a população tinha na sua própria luta. Presidida pelo Presidente do PT, Cristiano Silveira, a convenção foi marcada por ampla unidade e combatividade. “Nós estamos fazendo um grande pacto pelo Brasil e por Minas Gerais de reconstrução”, disse Cristiano.

O candidato do PSD, durante seu discurso disse que foi convidado por Lula a ser seu candidato ao governo de Minas Gerais e fez críticas ao governo atual. Kalil disse que fará um governo com foco na melhoria da qualidade de vida. “Governar é por infraestrutura, saúde, educação e ação social no orçamento. Governar é tomar conta do povo que te elege. Reinam, mas não governam. Reinam, mas não tomam conta de quem os elegeu. Nem lá em Brasília, nem aqui em Minas”, disse.

Ao final, os partidos que compõem a FE Brasil, da Rede Sustentabilidade e do PSB, juntaram-se no Plenário da Assembleia, junto ao PSD, e fizeram um ato importante com as falas dos presidentes dos seis partidos presentes, de André Quintão, de Luis Dulci, representando o Presidente Lula, de Alexandre Silveira e de Kalil. Todas as falas confiantes na eleição do senador Alexandre Silveira, da vitória de Kalil e de uma ampla vitória de Lula, com mais de 15% de votos à frente do Bolsonaro em Minas Gerais.

Leia mais:  PCdoB-MG oficializa apoio a chapa Kalil-Quintão ao governo de Minas

O deputado Celinho acredita que iremos eleger uma ampla chapa de deputados estaduais e federais e da força da Federação em Minas, que hoje conta com 8 deputados federais e dezoito deputados estaduais. “Estou muito feliz por novamente poder apresentar meu nome e meu trabalho em favor de Minas Gerais. Já fizemos muito pelas várias regiões que meu mandato se propôs a representar como os Vales do Aço, Doce, Mucuri e Jequitinhonha, mas ainda temos muito a conquistar para realmente levar dignidade ao povo de Minas!”

Wadson Ribeiro lembrou ainda que, atualmente, em Minas só há dois partidos: o de Tiradentes e o de Joaquim Silvério dos Reis. E recorda que desde 1989 todos os candidatos a presidentes eleitos venceram em Minas. “E Lula ganhara em Minas, com a força da turma de Tiradentes.”

Veja imagens.

Fotos: reprodução/Instagram
Com informações do PCdoB-MG e agências