Deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) debate desafios do Brasil com militantes mineiros.

Militantes comunistas da região metropolitana de Belo Horizonte e de outras regiões de Minas Gerais se reuniram na Câmara Municipal da capital para debater ‘Para onde vai o Brasil?’. O evento, realizado na última segunda-feira (7), contou com a participação da deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ). Na ocasião também foram lançadas a campanha de filiação estadual e a conferência municipal da capital.

Neste encontro, a parlamentar frisou que vivemos um momento único na sociedade brasileira, tenso, muito difícil para a democracia, no qual forças de extrema-direita avançaram bastante. Ela analisou que a pauta deles é ultraliberal para a economia, com deterioração dos direitos dos trabalhadores e, ao mesmo tempo, ultraconservadores nos costumes. Apesar dos desafios postos, Jandira fez uma análise otimista para o médio prazo. Ela acredita que a sociedade reagirá diante da onda extremista e que os setores democráticos e progressistas, reunidos em uma frente democrática em defesa do Brasil, poderão reagir ao desmonte do Estado Democrático de Direito.

Já o presidente do comitê estadual de Minas Gerais, Wadson Ribeiro, salientou que as dificuldades nacionais também são sentidas no estado. Ele destacou o alinhamento do governador Romeu Zema (NOVO) às diretrizes do governo de Jair Bolsonaro (PSL), tanto no entreguismo do patrimônio público quanto na pauta reacionária dos costumes. Wadson defendeu a união dos setores progressistas e democráticos de Minas e do Brasil.

Na coordenação da mesa estavam, além de Wadson, Jô Moraes (direção nacional do PCdoB), Zito Vieira (presidente do PCdoB BH) e o vereador Gilson Reis (PCdoB BH).

Mais cedo a deputada comunista havia participado de uma mesa de discussões na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde tratou dos desafios que vêm se impondo no novo cenário de ataques à educação e à ciência e tecnologia no Brasil.

Fortalecimento do PCdoB mineiro

Além dos debates sobre os rumos de Minas e do Brasil, nesta atividade foi realizado o lançamento da nova campanha de filiação do PCdoB em nível estadual. A aposta para atrair os simpatizantes das ideias do PCdoB é ressaltar a cultura e a diversidade do estado. Os comunistas querem lembrar, como escreveu o mineiro João Guimarães Rosa, que “Minas são várias” – e que elas cabem no PCdoB.

Conheça o vídeo da campanha:

E duas das peças publicitárias:

(Artes da campanha: Agência Movimento/Brasil 84)

Conferências em marcha

Na mesma noite foi lançada a 16ª Conferência Municipal do PCdoB BH, que será realizada no dia 9 de novembro. As orientações já estão publicadas no site dedicado ao PCdoB-MG. Acesse o documento na íntegra.