No último domingo (24), integrantes do Comitê Estadual de Minas Gerais se reuniram na capital mineira, em seu quinto encontro para debater a conjuntura nacional e estadual e definiram as próximas táticas de atuação partidária dos membros e da militância. O secretário nacional de juventude do PCdoB, André Tokarski fez uma exposição e abriu o debate.

Integrantes e militantes de diversas localidades de Minas estiveram presentes ao debate, que teve início na manhã do sábado (23) com a presença do secretário nacional de juventude, André Tokarski, em mesa comandada por Mônica Cardoso (PCdoB – Varginha), Francisco Rubió (Comitê Central e Estadual) e Wadson Ribeiro (Presidente estadual do PCdoB-MG).

Para Wadson, foi um momento bastante rico e elucidativo de debates para os membros do comitê, convidados e militantes. “Precisamos estar atentos em nível nacional e estadual aos rumos nefastos e impopulares que o governo Bolsonaro e Zema têm levado suas gestões.

Devemos assumir o protagonismo da sociedade civil em defesa dos direitos do povo e da classe trabalhadora brasileira e mineira, principalmente nessa quadra de profundos ataques aos direitos dos trabalhadores por parte desses governos. Outro aspecto a se salientar é da defesa clara de um projeto de desenvolvimento soberano, que valorize a ciência, a educação, o trabalho, a tecnologia e a inovação. E o Estado de Minas Gerais precisa voltar a ser um dos articuladores desse papel, como historicamente sempre foi”. Na oportunidade, discutiu-se também a importância da tática eleitoral do PCdoB para 2020 e 2022.

Jô Moraes destacou as tarefas das mulheres do partido na visão da nova tática de construção da frente ampla e democrática para o combate do governo de extrema-direita, capitaneado por Jair Bolsonaro, e a importância da manutenção e avanço da conquistas de espaços por elas.

Ao final da reunião, que durou quase um dia inteiro de debates, a plenária aprovou por unanimidade a resolução partidária estadual e uma nota em defesa da CEMIG, uma das maiores empresas estatais que está sendo ameaçada de privatização pelo Regime de Recuperação Fiscal (RRF) proposto pelo governo de Romeu Zema.

 Confira as deliberações aprovadas:

RESOLUÇÃO PCdoB MG

Intensificar a resistência popular e eleger muitos vereadores e prefeitos

O Brasil passa por uma complexa, difícil e desafiadora conjuntura política. Passados exatos 8 meses de governo Bolsonaro pode-se afirmar que estamos diante de um governo inimigo da democracia, carrasco do povo e traidor do pais. Um inimigo dos trabalhadores, da educação, do meio-ambiente, da saúde, da ciência e dos pobres. Essa visível escalada autoritária, anti-democrática e entreguista pode comprometer duramente o futuro da nação e de gerações. A esse presidente Bolsonaro de extrema-direita que implanta no país um Estado autoritário-policial com métodos fascistas, contra ele urge uma ação firme, ampla e determinada da oposição.

Diante dessa dura realidade, o PCdoB, que diariamente sofre ataques e perseguição covarde de Bolsonaro, não tem tempo a perder. Ao aproximar de seus 100 anos de vida e de luta, com dedicação total a favor dos trabalhadores, do desenvolvimento, da democracia e da soberania precisa se preparar mais e melhor para disputar com destaque a grande batalha eleitoral de 2020 que prepara e antecede 2022.

Lançar e eleger candidatos a prefeitos e vereadores por toda Minas Gerais é a nossa meta. Em BH o partido precisa falar para milhões de pessoas através da candidatura própria de prefeito. Dialogaremos com as forças democráticas e populares em todo o Estado com o intuito de derrotar a ultra-direita.

É imperioso estruturar o partido, preparar nosso contingente de quadros e militantes para essa tarefa, nos organizar desde já para o grande e decisivo embate contra a ultra-direita em 2022. É inaceitável não atingirmos os 2% dos votos que a cláusula de barreira nos impõe. O crescimento e fortalecimento do PCdoB é decisivo.

Portanto, através de inúmeras batalhas políticas da resistência popular por todo o Estado, vamos, desde já, construir fortes, numerosas e unitárias Conferências Municipais como parte integrante de nossa grande Conferência Estadual. Esse é o caminho para ganharmos mais confiança e credibilidade do povo e dos trabalhadores resultando num importante êxito eleitoral em 2020.

Viva Democracia!

Viva o PCdoB!

Diga não a Bolsonaro.

Belo Horizonte, 24 de Agosto de 2019 – Comitê Estadual do PCdoB- MG

 

Nota PCdoB-MG

Zema tire as mãos da CEMIG

Romeu Zema do Partido Novo governa Minas Gerais como se fosse uma de suas empresas. Assim como o governo Bolsonaro, Zema vem atuando para piorar os serviços públicos, sem nenhuma consideração pelas necessidades da população. Já afirmou que quer ser lembrado como o governador que mais privatizou e diminuiu o Estado, em outras palavras, como o que mais prejudicou o povo mineiro.

Agora seu governo prepara o maior assalto ao patrimônio público: a privatização da CEMIG. Criada em 1952 no governo JK, a CEMIG nasceu para ser polo indutor da modernização mineira. Nos governos de Aécio e Anastasia a CEMIG se afastou de sua missão. Viu aumentar a participação de interesses privados em sua direção o que resultou na queda e investimentos e na conta de luz mais cara do Brasil. Romeu Zema do Partido Novo quer agora retirar de vez a CEMIG dos mineiros.

Privatizar a CEMIG é um péssimo negócio. A conta de luz ficará mais cara, a qualidade do serviço cairá e os únicos a ganhar serão os novos donos da empresa que engordaram seus bolsos com o lucro do patrimônio de todos mineiros.

Países europeus como a Alemanha restatizaram grande parte seu sistema de energia elétrica por concluírem que a privatização prejudicou o serviço prestado à população. É uma falácia a afirmação de que o serviço privado será melhor que o público.

A CEMIG é uma empresa saudável e lucrativa. O caminho correto para a CEMIG é reduzir a conta de luz e tornar a empresa novamente um motor de desenvolvimento para Minas juntamente com COPASA, CODEMIG e BDMG.

Nessa fase em que o mundo investe fortemente em novas soluções energéticas e que Minas precisa mais que nunca reencontrar o caminho do desenvolvimento econômico e social seria um crime contra o povo a entrega da estatal.

Por isso, o Partido Comunista do Brasil entra em campanha permanente contra a venda da CEMIG. Mobilizará a sociedade mineira para se opor ao governo Zema, pois esse é um governo de costas para o povo e de braços abertos para a rapina do patrimônio público.

Belo Horizonte, 24 de agosto de 2019.
Comitê Estadual do PCdoB Minas

Fotos: Clara Linhares e Richard Romano