A comissão política do PCdoB de Minas Gerais, reunida nesta sexta-feira (11) em Belo Horizonte, decidiu em não apoio aos candidatos ao governo do estado neste segundo turno. Em nota, os comunistas mineiros apontam que nenhum dos dois postulantes ao cargo representam os interesses do povo.

A resolução aponta ainda que os próximos dias serão de intensa mobilização para a vitória da chapa Haddad e Manuela na disputa presidencial. Para a direção, a chapa “é a esperança do Brasil continuar no rumo da democracia”. Leia a íntegra abaixo:

Nota do PCdoB sobre o segundo turno para o governo de Minas

Ao analisar a disputa do segundo turno para o governo de Minas Gerais, a Comissão Política do PCdoB define não apoiar nenhum dos dois candidatos. Depois de fazer parte da coligação que apoiou Fernando Pimentel, o Partido entende que nenhum dos postulantes colocados no pleito final representam os interesses do povo mineiro.

De um lado, está a candidatura de Antonio Anastasia (PSDB) que representa o velho neoliberalismo e que em seu governo deixou o estado em situação financeira crítica. De outro, a candidatura de Romeu Zema (Novo) fundamentada no liberalismo mais rebaixado, que quer aniquilar toda estrutura do Estado e está ligada a todo conservadorismo e autoritarismo que têm crescido no país. Seu programa de governo defende claramente o fim da saúde, educação e outros setores públicos e ataca diretamente todos os movimentos sociais.

Nos próximos dias, os comunistas mineiros vão se dedicar com todo empenho na campanha de Fernando Haddad e Manuela, que é a esperança do Brasil continuar no rumo da democracia. A nossa candidatura à presidência hoje representa uma frente ampla e democrática e é a garantia da retomada da geração do emprego, dos programas sociais, das obras de infraestrutura e do enfrentamento da violência.

Belo Horizonte, 11 de outubro de 2018