PCdoB-MG celebra novas filiações, aprova projeto pré-eleitoral e reelege Wadson
Com a presença de parlamentares, dirigentes políticos, lideranças sociais e mais de 250 militantes, o PCdoB-MG promoveu, na sexta-feira (17) e no sábado (18), a etapa final de sua Conferência Estadual. A atividade, realizada no auditório do Sesc Contagem, coroou um processo que, ao longo de dois meses, mobilizou mais de 2 mil filiados, em cerca de cem bases partidárias, num total de 74 cidades mineiras.
Por videoconferência, a presidenta nacional do PCdoB e ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, mandou uma mensagem aos delegados. Quem representou o Comitê Central (CC) foi o secretário nacional Sindical do Partido, Nivaldo Santana.
“Foi uma conferência bastante representativa, unitária e animada”, disse Nivaldo. “Houve grande convergência com a orientação política do CC – a de lutar pelo êxito do governo Lula na tarefa de reconstrução e transformação nacional. Do mesmo modo, foram aprovadas resoluções para o revigoramento partidário e definição de um plano consistente para enfrentar a batalha eleitoral de 2024”.
De acordo com as resoluções, os comunistas devem capitalizar os êxitos da gestão federal, como a retomada do Bolsa Família, da política de valorização do salário mínimo e de outros programas sociais bem-sucedidos das primeiras gestões de Lula. A necessidade de defender a democracia e lutar pela reconstrução do País impõe a luta por uma frente ampla, no estado e no País, similar àquela que garantiu a derrota do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) nas eleições 2022.
Em Minas Gerais, terceiro maior PIB do País, o Partido reforça a oposição ao governo liberal de Romeu Zema (Novo-MG) à frente do Palácio Tiradentes. Os documentos aprovados – incluindo uma moção de repúdio – denunciam a escalada privatista do governo estadual e a tentativa de aprovar um RRF (regime de recuperação fiscal) que prejudica funcionários e usuários de serviços públicos.
Além do deputado estadual Celinho Sintrocel (PCdoB) – vice-líder do Bloco Democracia e Luta –, participaram da programação o ex-ministro Saraiva Felipe (PSB), o deputado federal Rogério Correia (PT), os deputados estaduais Cristiano Silveira (PT) e Lohanna (PV), a prefeita de Contagem, Marília Campos (PT), e o presidente municipal da Rede Sustentabilidade, Paulo Lamac.
Projeto eleitoral
A menos de 11 meses das eleições às prefeituras e às câmaras municipais, um dos pontos altos da conferência foi o anúncio de 15 novas adesões ao PCdoB. Entre os recém-filiados que devem concorrer às eleições 2024, estão Eder Fragoso (prefeito de Córrego Novo) e Edmar Branco (ex-vereador de Belo Horizonte). “Sejam todos bem-vindos e se sintam acolhidos por nossa militância”, afirmou Wadson Ribeiro, presidente do PCdoB-MG.
Para 2024, os comitês municipais do Partido devem se dedicar à construção de chapas eleitorais competitivas de vereadores, no âmbito da federação partidária Fé Brasil (PT, PCdoB e PV). A orientação geral é concentrar o projeto em duas candidaturas – a de um homem e a de uma mulher – à Câmara Municipal. As exceções devem estar atreladas a uma correlação de forças própria e favorável – por exemplo, municípios onde o PCdoB já tem prefeitos ou vice-prefeitos aptos a se reelegerem.
É missão de todo o coletivo partidário contribuir para o êxito do PCdoB nas eleições 2024. “O foco será na retomada da cadeira em Belo Horizonte, em cidades com segundo turno e polos regionais, além da reeleição de nossos atuais prefeitos e vereadores. É preciso ter claro que as eleições de 2024 precisam servir ao projeto partidário de 2026, de retomada da cadeira na Câmara dos Deputados”, aponta a resolução.
Direção
A conferência renovou a direção estadual. Por unanimidade, Wadson Ribeiro, atual presidente do PCdoB-MG, foi reeleito para o cargo. Ex-deputado federal, Wadson também é gerente de Inovação e Tecnologia da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), órgão federal vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
A nova direção do PCdoB-MG – que já está formalmente empossada – é composta por 62 membros e terá dois anos de mandato (2023-2025). A conferência apontou 12 tarefas prioritárias para a atuação desses dirigentes, como “fortalecer os Comitês Municipais com funcionamento regular”, “adequar o papel dos quadros nas funções necessárias “ e “aumentar o número de militantes e dirigentes nas bases e a contribuição ao Sincom (Sistema Nacional de Contribuição Militante)”.
Outro ponto destacado por Wadson é o de impulsionar o combate ao governo Zema. “Minas Gerais e o Brasil vivem conjunturas bem diferentes. Enquanto o governo Lula vem mostrando que é possível combinar crescimento econômico com mais justiça social e geração de empregos, em Minas o governo Zema quer aumentar ainda mais a dívida do estado e privatizar empresas como a Cemig e a Copasa”, disse o presidente do PCdoB-MG.
Segundo Wadson, “o papel do partido nas eleições de 2024 será o de reunir forças e ampliar alianças para derrotar o bolsonarismo e a extrema-direita em Minas. Vamos aumentar de forma expressiva o número de vereadoras e vereadores eleitos, consolidar os projetos do governo Lula no estado e construir um PCdoB cada dia mais forte e mais inserido na vida do povo mineiro, em cada cidade e em cada região de Minas Gerais.”
Confira abaixo os dirigentes eleitos para o PCdoB-MG:
- Aldanny Rezende
- Alex Custódio
- Aline Flausino
- Ana Maria Oliva
- Ana Paula Castro
- Andreia Diniz
- Andressa Schpallir
- Antônia Aranha
- Augusto Viana (Gugu)
- Bárbara Ravena
- Bernardo Gomes
- Carol Custódio
- Celina Alves
- Celinho Sintrocel
- Clauderson Santos (Black)
- Daniel Dias
- Diego Ferreira
- Diogo Santos
- Edmar Branco
- Eloisio Godinho
- Fernando Eleotério
- Fernando Máximo
- Flávio Manoel (Saddan)
- Francisco Rubió
- Gilson Reis
- Guilherme Silva
- Gustavo Prandini
- Hellen Vitória
- Idelmino Ronivon
- Isabela Catrink
- Isadora Scórcio
- Jô Moraes
- José Carlos Arêas
- José Roberto Alexandre
- Júlia Inez Botelho Aguilar
- Kate-Anne Lopes Francisco
- Késsia Cristina
- Leandro Carneiro Batista
- Leonel Rocha
- Lívia Macedo
- Luanna Ramalho
- Marilda Silva
- Moacir Freitas Jr
- Mônica Junqueira Cardoso
- Murilo Ferreira da Silva
- Nivaldo Rita
- Paulo Sérgio (Tuca)
- Pedro Amaral
- Rafael Leal
- Richard Romano
- Rita Figueirêdo
- Rogério Filho
- Simone Leite
- Tadeu Martins
- Telma Patrícia
- Tiago Alves
- Tiago Santana
- Valéria Morato
- Viviene Xavier
- Wadson Ribeiro
- Wellington Alves
- Zezinho Sintrocel