Denil e Culau. Fotos: reprodução/redes sociais

O PCdoB elegeu dois vereadores para a Câmara de Porto Alegre: Erick Dênil, que estreia no legislativo municipal, e Giovani Culau e Coletivo, que foi reeleito. Eles tiveram, respectivamente, 5.376 e 4.902. Com isso, o partido mantém duas cadeiras na Casa. A atual vereadora Abigail Pereira não foi reeleita.

Erick tem 30 anos, é líder comunitário na Zona Norte e tem forte presença em diferentes bairros da periferia de Porto Alegre. Nas eleições de 2020, ficou na suplência e nos anos seguintes, chegou a assumir vaga na Câmara em algumas ocasiões.

Tem lutado por mais serviços públicos nas periferias, especialmente postos de saúde, creches, saneamento e transporte de qualidade. Mais recentemente, se dedicou a ajudar moradores afetados pelas enchentes em Porto Alegre, sobretudo no Sarandi, um dos mais atingidos.

Giovani Culau e Coletivo vai para seu segundo mandato. Encabeçado pelo jovem Giovani, que também tem 30 anos, conta ainda com os co-vereadores Fabíola Loguercio, Tássia Amorim, Vivian Ayres e Airton Silva.

Seu mandato tem se destacado na luta pelos direitos da juventude, das mulheres, negros e da população LGBTQIA+ e pelo enfrentamento à extrema-direita e à denúncia de problemas na gestão de Sebastião Melo.

Entre as propostas já aprovadas pelo Coletivo estão projeto para garantir o acesso dos jovens à saúde mental e medidas de combate à pobreza menstrual e de combate à LGBTfobia. Além disso, o Coletivo destinou verbas para diversas unidades de saúde e escolas das periferias de Porto Alegre. Giovani também preside a Comissão de Urbanização, Transportes e Habitação da Câmara.