O PCdoB, por meio de sua Comissão Nacional de Saúde, lança nesta terça-feira (29) um vídeo no qual destaca as Unidades Básicas de Saúde Plenas (UBS’s), contidas na plataforma do partido, com propostas para as gestões de saúde pública nos municípios brasileiros.

O documento, elaborado pela CNS/PCdoB, é fundamental para a compreensão dos desafios que estão colocados, bem como para que seja possível ampliar e aprimorar o SUS pelos quatro cantos do país para atender com qualidade e dignidade toda a população.

Unidades Básicas de Saúde Plenas

As UBS’s “devem estar ativas em todos os bairros, com equipes completas, cuidando integralmente das nossas famílias e da comunidade: dos recém-nascidos aos idosos, da prevenção à assistência à saúde. Vamos acabar com a peregrinação das pessoas que necessitam de exames, cirurgias, especialistas e medicamentos”, diz o vídeo.

A peça também destaca o papel da tele-saúde e a proposta de UBS sentinela, responsável por atender a população 24 horas por dia, de segunda a segunda. O vídeo também propõe o rastreamento do coronavírus e seu bloqueio nas comunidades por meio do trabalho das UBS’s e agentes comunitários de saúde. “As UBS’s pertencem às pessoas que vivem na comunidade e, junto com estas, devem construir as condições para que todos possam viver mais e melhor”, explica o vídeo.

Plataforma comunista

A iniciativa do partido é um desdobramento de uma ampla e detalhada plataforma debatida, pensada e aprovada por especialistas e pesquisadores com a finalidade de subsidiar os candidatos às prefeituras e câmaras municipais quanto à questão da saúde pública.

“Fortalecer o SUS se impõe como uma necessidade imperativa ao povo. Segundo o IBGE, 75% da população brasileira depende exclusivamente das suas ações assistenciais, e em algumas regiões do país este percentual chega a 90%. Já as ações de proteção, de vigilância em saúde, muitas vezes invisíveis, sobre algumas das quais a pandemia colocou luz, são 100% atribuições do SUS”, aponta a plataforma.

O documento é uma resposta à dramática situação da saúde brasileira hoje. Nos últimos anos, o SUS sofreu uma série de ataques e desmontes. Agora, vive seu maior desafio: enfrentar uma pandemia de proporções mundiais tendo como chefe maior um presidente irresponsável e autoritário, que nada fez para estancar a disseminação do coronavírus, contribuindo, inclusive, para seu aumento.  E mesmo diante de tantas adversidades, o SUS, seus trabalhadores e trabalhadoras, vem mostrando sua força e seu valor, salvando vidas e promovendo a saúde. É neste contexto que acontece o processo eleitoral deste ano. O PCdoB espera, com esta plataforma, contribuir para a construção de novos projetos de cidade, em que vida, a saúde e a dignidade das pessoas estejam em primeiro lugar.

 

Por Priscila Lobregatte

 

Confira o vídeo:

 

Leia também: Comissão divulga nova plataforma para a saúde nas eleições municipais