Lançamento do Movimento 65 no Teatro da Cidade, no Centro de Belo Horizonte

Mais de 100 pessoas, entre militantes, lideranças populares e pré-candidatos a vereador pelo Movimento 65 participaram do debate sobre enchentes, desenvolvimento urbano e inclusão social, promovido pelo Movimento 65, nesta segunda-feira (17), no Teatro da Cidade, em Belo Horizonte-MG. Este foi o primeiro de uma série de eventos e debates que buscarão construir uma plataforma política comum a ser apresentada nas eleições municipais em Belo Horizonte.

Na ocasião, foi oficialmente apresentada a pré-candidatura à  Prefeitura de BH, do presidente estadual do PCdoB, Wadson Ribeiro, o que motivou um grande debate sobre os desafios da cidade.

Para Wadson Ribeiro, é preciso ousadia para combater o problema das enchentes colocando o interesse público acima dos interesses privados. “Precisamos de investimentos estruturais e de políticas de prevenção eficientes. Um projeto consistente que prepare a cidade para superar este problema e se reinventar. Há outras experiências urbanas pelo mundo que podem nos inspirar”, afirmou.

De acordo com o pré-candidato é preciso também que o governo federal volte a investir recursos na área e rever o pacto federativo. “Os municípios não têm recursos suficientes para resolver o problema no longo prazo, e para piorar os dois últimos governos congelaram os investimentos nas áreas sociais”, ponderou.

Participaram do evento, o arquiteto Sylvio de Podestá e o economista Wesley Cantelmo, que chamaram atenção para questões que preocupam a cidade em relação à política urbana e a política habitacional. Entre lideranças políticas, participou a ex-deputada federal Jô Moraes (PCdoB-MG).

Vários pré-candidatos a vereador e vereadora, moradores de regiões atingidas pelas chuvas que assolaram a região nas últimas semanas e outros, com trajetória de rua e trabalhadores do comércio ambulante, deram importantes contribuições ao debate.

O evento foi o primeiro de uma série que o partido pretende promover na cidade. “Com este evento, iniciamos um ciclo político que vai mexer com BH e que tem como objetivos trazer novas contribuições para os desafios da nossa cidade e também mostrar que o PCdoB está aberto a ampla participação da sociedade nestas eleições”, explicou o pré-candidato.

Wadson Ribeiro, encerrou o debate com uma síntese das propostas inovadoras apresentadas e comemorou a presença dos dois debatedores e do público.

Confira as imagens:

 

Movimento 65 em Minas

Em Minas Gerais, o Movimento 65 já foi lançado em diversas cidades. Em Juiz de Fora, na região da Zona da Mata, a apresentação foi no último dia 8 e contou com a presença de Estevinho (PCdoB-MG), prefeito de Goianá.

Wadson Ribeiro, que além de pré-candidato da capital é presidente do partido no estado, participou do evento e registrou, por meio de suas redes sociais, o trabalho para construção da chapa de vereador e lançamento de candidatura própria ao executivo juiz-forano.

No Norte de Minas, o Movimento 65 foi apresentado em Montes Claros, onde também está sendo construída chapa majoritária e de vereadores. Wadson falou mais sobre a proposta direto de São Romão, na mesma região, às margens do Rio S. Francisco. Por lá, aconteceu uma caravana de lançamento.

 

Perfil do pré-candidato na Capital mineira

Nascido em Juiz de Fora, Wadson tem 43 anos, é formado em Administração Pública, começou sua trajetória política no movimento estudantil, foi presidente da UNE, secretário executivo do Ministério do Esporte, secretário de Estado. Foi candidato a deputado estadual e a deputado federal por Minas Gerais, sendo atualmente o primeiro suplente da sua coligação na Câmara dos Deputados.

Para saber mais e fazer parte, conheça o Movimento 65