O PCdoB acaba de lançar uma nova ferramenta dentro do agregador de dados Elza. Trata-se do Elza Eleições, plataforma digital que disponibilizará dados eleitorais, de todos os pleitos, candidatos e partidos, desde 2002 até 2020. Com ela, será possível analisar o perfil de candidatos; eleitorado geral, por abstenção e comparecimento e, ainda, filtrar os dados por estado, município, zona eleitoral e local de votação, entre outros recortes.

O software faz parte do esforço do Comitê Central do partido de fornecer condições tecnológicas que vão ajudar na elaboração de estratégias adequadas a cada realidade. O público-alvo são os presidentes, secretários de organização dos estaduais e capitais e responsáveis pelos Grupos de Trabalho Eleitoral (GTE). O anúncio da nova ferramenta ocorreu na noite de terça-feira (1º), em reunião virtual que contou com presidentes e secretários de Organização de 16 estados e capitais.

“O Elza Eleições é fruto do entendimento de que precisamos aliar a nossa luta aguerrida com as variadas técnicas de inteligência de dados, para conseguirmos dar conta de todas as tarefas de que precisa um partido centenário que quer conduzir o nosso povo no rumo da igualdade, liberdade e do desenvolvimento social”, explica Neide Freitas, da secretaria de Planejamento do PCdoB, que coordenou a criação do programa.

Conforme descreveu a dirigente, trata-se de uma ferramenta de apoio à tomada de decisões. Com ela, é possível, por exemplo, ver onde o partido teve votos; as áreas de atuação que concentraram maior força do partido, como foi ao longo dos anos e quando perdeu força etc. “Não é uma bola de cristal, mas permite tirar conclusões muito práticas acerca das condições políticas de sucesso dos candidatos e candidaturas a partir da análise segura dos dados das últimas eleições”, agregou.

As informações utilizadas são fornecidas pelos repositórios de dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que são públicos e disponíveis para tratamento e utilização. São, portanto, informações oficiais e chanceladas pelas leis eleitorais vigentes.

Com um funcionamento intuitivo e prático, o programa permite extrair facilmente as informações necessárias para a análise de cenários. A ferramenta ainda ilustra, com gráficos e tabelas, o resultado dos diversos recortes que o usuário produzir. Os filtros podem ser usados isoladamente e o resultado é sincronizado em todos os dashboard, gráficos, tabelas e nas análises de inteligência artificial, mas também podem ser usados em conjunto e terão os resultados sincronizados da mesma maneira.

Para orientar os usuários sobre o funcionamento do programa, a secretaria elaborou cartilha que está sendo encaminhada aos comitês estaduais e municipais.

Por Priscila Lobregatte
Com informações da secretaria de Planejamento