A ex-deputada estadual do PCdoB e pré-candidata ao Senado Federal, Denise Carvalho.

Em reunião realizada para debater com PT, PV e PSB a aliança política em Goiás, o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) apresentou o nome da ex-deputada estadual, Denise Carvalho, como opção para compor chapa na disputa por uma vaga ao Senado Federal. Na avaliação da presidente estadual do partido, Isaura Lemos, o momento político é de muitas definições e o nome de Denise representa a luta pela democracia e o resgate de pautas importantes.

“Denise tem uma história bonita de lutas desde jovem e conquistou admiração como parlamentar e executiva quando assumiu a Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia e também a Secretaria Estadual de Políticas para Mulheres e Promoção da Igualdade Racial. Participou ativamente da elaboração do Plano Estadual de Educação. Conhece bem o estado de Goiás e é uma alegria muito grande apresentar o nome dela com pré-candidata ao Senado Federal. Há muito tempo trabalha pela democracia e, neste momento no qual vivenciamos o autoritarismo e o conservadorismo nas áreas de Educação e Cultura, Denise representa o resgate de pautas importantes para a juventude – o que nos deixa muito esperançosos”, declara a presidente estadual do PCdoB, Isaura Lemos.

Entusiasmo

“O nome da pré-candidata ao Senado, Denise Carvalho, apresentada pelo PCdoB, foi recebido com grande entusiasmo por todos da Federação PT, PCdoB e PV, pelos aliados e por parcela expressiva do mundo da política em nosso estado. Denise, que já serviu Goiânia como vereadora, ao estado de Goiás em três mandatos de deputada estadual e como secretária estadual, teve grande êxito na aprovação de projetos estratégicos para nossa juventude, cultura, trabalhadores e trabalhadoras em geral. Tem experiência e compromisso com democracia, desenvolvimento sustentável, com cultura e é um fato novo neste momento de viragem da política em Goiás. Parabéns a ela pela decisão e coragem para enfrentar mais esse desafio”, analisa o secretário de organização do PCdoB, Honório Ângelo da Rocha.

Fortalecimento das candidaturas proporcionais

“A pré-candidatura de Denise Carvalho ao Senado da República se apresenta para mim como uma brisa leve, carregada de esperanças de melhores dias para o povo de Goiás, um estado predominantemente dominado pela política conservadora. O nome de Denise, sua vida construída na e com a história do PCdoB no estado de Goiás, é a expressão da presença guerreira de uma mulher altiva, decidida, comprometida com a história da emancipação das mulheres goianas, do compromisso com a Educação, com a Ciência, com a Juventude, com o Meio ambiente, com o acesso a serviços de saúde de qualidade para todos e todas. A candidatura de Denise cumprirá importante papel no fortalecimento de nossas candidaturas proporcionais, em particular à Câmara das  Deputadas pelo PCdoB. É uma chama que trepida alegre a nos animar na desafiadora campanha que temos pela frente”, declara a integrante da coordenação do Fórum Nacional da Emancipação das Mulheres do PCdoB, Lúcia Rincon.

Divisor de águas

” Aceitei o desafio primeiro porque estamos vivendo um momento divisor de águas no Brasil: ou somamos forças para recuperar a esperança de dias melhores para nós e para as novas gerações ou permitimos, por ação ou omissão, que todas as conquistas de nosso povo se percam neste desmonte institucional, nas políticas de fome, miséria, violência e destruição ambiental promovidas pelo atual governo federal. A pré-candidatura me permitirá colocar minha experiência de 40 anos nas lutas do povo a serviço da eleição do presidente Lula e da governabilidade que precisaremos para recuperar o país a partir de 2023.

Em segundo lugar porque como única pré-candidata ao Senado entre todos os partidos apresentada até agora, terei a oportunidade de colaborar para a ampliação da participação das mulheres nos espaços de decisão, hoje tão reduzida. Sabemos o quanto nossa ação é essencial para termos justiça social, para garantirmos os direitos das famílias a uma vida digna e para uma Cultura de Paz no Brasil. Sem mulheres não existe a verdadeira democracia.

Em terceiro lugar, precisamos muito colaborar para tecermos uma nova política em Goiás, que não esteja submetida aos interesses do poder econômico que tanto subtrai do povo e do meio ambiente, mas que seja pautada pelos anseios verdadeiramente democráticos e populares”, avalia a ex-deputada estadual do PCdoB e pré-candidata ao Senado Federal, Denise Carvalho.

Por Carolina Skorupski

EDIÇÃO: Guiomar Prates