O PCdoB está lançando uma campanha nacional para a atualização dos dados cadastrais dos militantes no PCdoB Digital (pcdobdigital.org.br) dentro do processo de mobilização para o 15º Congresso do partido, que acontece neste ano. Um vídeo explicativo (veja abaixo) está sendo veiculado e enviado aos dirigentes e militantes mostrando o passo a passo de como proceder via site e via aplicativo.

“A campanha é muito importante. Primeiro, é um convite aos nossos filiados e militantes para iniciarem o processo de participação no 15º Congresso. Além disso, ajuda o militante, o filiado, a entender como funciona o nosso PCdoB Digital, que é a nossa base de dados principal”, explica a secretária nacional de Planejamento do partido e coordenadora da plataforma, Neide Freitas.

Ela explica que a campanha pretende alcançar, primeiramente, todos os dirigentes partidários de comitês estaduais e municipais, a militância, além de buscar envolver o maior número de filiados possível. “Para participar do congresso, para votar, ser votado e participar das deliberações, será necessário estar com os dados atualizados porque todo o nosso processo de deliberação, de votação — ainda mais com os desafios impostos pela pandemia, de tudo ser feito de modo virtual — ocorrerá dentro do PCdoB Digital. Então, é fundamental que todos estejam com seus dados atualizados porque só assim é possível acessar a área de deliberação”, diz Neide.

Outro aspecto importante ressaltado pela dirigente é que a campanha de atualização consiste, também, “num convite para o filiado estabelecer um diálogo contínuo com o partido, receber de forma regular notícias e informações e também para que o partido possa ouvi-los”.
Neide salientou ainda que a depender de como a pandemia estará em cada município, o processo de debates e mobilização para o congresso poderá ter de ser feito de forma virtual. Também por isso, “a gente não pode prescindir desses dados atualizados”, reforçou Neide. Neste sentido, ela explicou que a direção nacional espera que cada comitê estadual e municipal e cada base estabeleça uma meta de militantes para alcançar com a campanha.

Além disso, a dirigente ressaltou que “quando a direção faz esse esforço no sentido de atualizar os dados, está também assegurado a participação nos critérios para tirar delegados, ou seja, a atualização de dados no PCdoB Digital pelo militante e pelo filiado deverá ser um critério para a proporcionalidade da tiragem de delegados para o congresso”. Trata-se, portanto, de uma forma importante de mobilizar e estimular o envolvimento de todas as bases, todos os municipais e estaduais no processo congressual.

Por Priscila Lobregatte