Em nota divulgada nesta segunda-feira (26), a Comissão Nacional de Saúde do PCdoB disse lamentar “profundamente” a exoneração de Nésio Fernandes da Secretaria de Atenção Primária do Ministério da Saúde. De acordo com o texto, a saída de Nésio do governo, publicada no Diário Oficial da União na quinta-feira (21), foi vista com “surpresa e insatisfação”.

“Durante sua gestão na SAPS/MS, Fernandes manteve lealdade ao Presidente Lula e à Ministra Nísia Trindade, assim como, estabeleceu uma ampla relação republicana com todos os campos políticos e o movimento sanitarista”, aponta a nota. “Lamentamos profundamente a exoneração de Nésio Fernandes, considerando-a uma perda tanto para o SUS quanto para o Brasil.”

Confira abaixo a íntegra do documento.

Nota Oficial da Comissão Nacional de Saúde do PCdoB sobre a Exoneração do Secretário Nésio Fernandes

A Comissão Nacional de Saúde do PCdoB, juntamente com a militância de diversas áreas da saúde e do Sistema Único de Saúde (SUS), expressa através desta nota sua surpresa e insatisfação com a exoneração do Secretário de Atenção Primária do Ministério da Saúde, o companheiro Nésio Fernandes. Médico sanitarista e membro do Comitê Central do PCdoB, Nésio Fernandes desempenhou um papel significativo na elaboração e execução do Programa de Governo do Presidente Lula, especialmente neste primeiro ano de mandato. Esta decisão gerou reações entre várias representações sociais, incluindo deputados e senadores de diversos partidos, além de gestores em níveis estadual e municipal, governadores e prefeitos de várias capitais.

Nésio Fernandes é reconhecido como um profissional dedicado, corajoso e profundamente comprometido com a implementação do SUS e a defesa da vida. Sua experiência em gestão da saúde, tanto em esferas municipais quanto estaduais, é comprovada por projetos de sucesso no Tocantins e no Espírito Santo, que o levaram a ocupar a Presidência do Conass.

Durante sua gestão na SAPS/MS, Fernandes manteve lealdade ao Presidente Lula e à Ministra Nísia Trindade, assim como, estabeleceu uma ampla relação republicana com todos os campos políticos e o movimento sanitarista. Em 2023 a atenção primária ultrapassou a marca de 400 milhões de atendimentos, com um aumento de mais de 100 milhões de procedimentos na atenção básica em comparação com o ano anterior. Destaca-se também o avanço significativo na saúde bucal, com mais de 6 milhões de atendimentos adicionais. A reformulação do Programa Mais Médicos e a meta de 28.000 médicos alocados em 2023, contou com a firme e decisiva contribuição de Fernandes junto com a equipe, os gestores municipais e com as instituições de ensino em pesquisa parceiras. A “APS do futuro hoje” fortaleceu o protagonismo municipal ao longo do último ano, o debate caracteriza-se como uma plataforma sanitarista para entregar acesso universal com garantia do cuidado integral a todo povo brasileiro.

Como membro da Comissão Nacional de Saúde do PCdoB, Nésio Fernandes orgulha seus camaradas pela sua trajetória e pela capacidade de materializar e expressar concretamente os compromissos do partido com a saúde do povo brasileiro, a luta pelo fortalecimento da democracia e o desenvolvimento de um Brasil soberano, garantindo uma vida digna à população.

Independentemente de sua futura atuação, Nésio Fernandes, em conjunto com a militância de saúde do PCdoB, continuará a lutar pelo sucesso do Governo Lula. Estamos convictos e temos evidências de que a saúde e o SUS são fundamentais para impulsionar um novo ciclo de desenvolvimento nacional justo e saudável, reforçando para a sociedade brasileira que mais SUS significa um Brasil melhor.

Comissão Nacional de Saúde do PCdoB