O PCdoB perdeu, neste domingo (11), o militante gaúcho Helio Corbellini. Ex-secretário estadual do Meio Ambiente no governo de Tarso Genro e ex-vereador de Porto Alegre pelo PT, Hélio tinha 79 anos e faleceu vítima de um câncer de pâncreas recém-descoberto. Nas últimas eleições, foi candidato a vereador pelo PCdoB na capital gaúcha; também foi secretário de Gestão do governador Olívio Dutra e secretário de Habitação do então prefeito Tarso Genro entre 1992 e 1996.

“Com muita tristeza, comunico as amigas e amigos o passamento do nosso pai, Hélio Corbellini. Foi tudo muito rápido e surpreendente. Mas eu prefiro nesse momento falar e celebrar a vida. A vida do nosso pai foi maravilhosa e plena”, disse Juliano Corbellini, um dos quatro filhos de Hélio, em postagem nas redes sociais. Ele recordou a vida militante do pai: “Lutou contra a ditadura; escondeu refugiados políticos em casa; foi cassado no primeiro IPM da PUC nos anos sessenta; se escondeu em Igreja e tomou todo o vinho da missa que estava no esconderijo; casou com a mulher mais linda da cidade, Marilena Corbellini; nos deu a graça da vida, a mim, Cassio, Helinho e Camilo, e aos netos Mariana, Catarina, Giácomo, Amélia, Joana e mais um que está no forno”.

Juliano lembrou que na semana passada “tomamos vinho que levei de contrabando pro hospital e falamos mal do Bolsonaro. Ontem assistiu ao Grenal conosco. Se despediu hoje em casa, no seu quarto, com seus filhos. Viveu cada segundo. Pai, muito obrigado, eu te amo. Não sei o que existe depois desse plano. Mas tenho a tranquilidade que estas na companhia dos justos”.

Em nota, o PCdoB do Rio Grande do Sul lamentou a perda: “‘Comuna veio da gema’ – como afirma o seu filho Juliano – Hélio Corbellini aceitou o desafio de ser candidato a vereador pelo PCdoB, em 2018, contribuindo para que ele fosse o sexto partido mais votado para a Câmara Municipal de Porto Alegre. Em homenagem a esse valoroso e inesquecível camarada, o PCdoB do Rio Grande do Sul inclina as suas bandeiras de luta e afirma: Hélio Corbellini segue presente nas lutas do nosso povo!”.

O PCdoB de Porto Alegre também manifestou seu pesar: “Fará falta, no curso do momento que vivemos, pelo embate certeiro com os que antagonizam com a dignidade de cada cidadão, cada cidadã! Mas resta-nos seu legado de exemplos, ensino e certezas! E uma delas é de que, ao honrar sua trajetória, devemos continuar firmes, convictos, unidos e resistentes na grande tarefa de reconstruir o Brasil. Com espaços por onde fluam a  democracia, a igualdade e o bem-viver para todos”.

O velório de Hélio Corbellini teve início na noite deste domingo, na Câmara Municipal de Porto Alegre, se estendendo até  o fim da manhã desta segunda-feira (12).

Leia abaixo as notas do PCdoB:

 

Hélio Corbellini segue presente nas lutas do nosso povo!

O Partido Comunista do Brasil-RS informa, com enorme pesar, o falecimento, no dia de hoje (11.07.21), do camarada Hélio Corbellini, aos 79 anos de idade.

Hélio Corbellini iniciou a sua militância política nos anos 60, participando da Juventude Universitária Católica (JUC) e das lutas pelas Reformas de Base, fazendo parte do grupo de jovens que, em 1963, formou a “Ação Popular” (AP), organização da juventude brasileira que defendia uma “revolução socialista de libertação nacional”.

Após o golpe militar de 1964, Hélio Corbellini, foi perseguido por sua destacada atuação e expulso da PUC, sendo impedido de concluir o seu Curso de Economia.

Já em 1965, Corbellini passou a compor o Comando Regional da Ação Popular e quando esta se integrou ao PCdoB, em 1973, assumiu a legenda comunista. Participou ativamente da luta contra a ditadura militar, pelas “Diretas Já” e pela redemocratização do país.

Quando Olívio Dutra foi eleito Prefeito de Porto Alegre, Hélio Corbellini – então militando no PT – foi o seu Secretário de Governo e liderou a implantação dos Conselhos Tutelares, entre outras importantes iniciativas

No governo Tarso Genro, Hélio Corbellini foi Diretor do Departamento Municipal de Habitação (DEMHAB), ajudando a criar 54 cooperativas habitacionais e regularizando inúmeras ocupações, como o Jardim Leopoldina, garantindo uma moradia digna para milhares de famílias.

Como vereador, Corbellini foi um combativo defensor das comunidades mais carentes e um dos relatores da reforma do avançado Plano Diretor de Porto Alegre.

Tendo retornado ao PCdoB – seu partido do coração, como dizia –, assumiu as mais diversas tarefas, entre elas a de Secretário Estadual do Meio Ambiente, indicado pelo PCdoB, durante o Governo Tarso Genro, onde se desempenhou com a lisura e a eficiência que sempre o caracterizaram.

“Comuna veio da gema” – como afirma o seu filho Juliano – Hélio Corbellini aceitou o desafio de ser candidato a vereador pelo PCdoB, em 2018, contribuindo para que ele fosse o sexto partido mais votado para a Câmara Municipal de Porto Alegre.

Em homenagem a esse valoroso e inesquecível camarada, o PCdoB do Rio Grande do Sul inclina as suas bandeiras de luta e afirma: HÉLIO CORBELLINI SEGUE PRESENTE NAS LUTAS DO NOSSO POVO!

O Comitê Estadual do PCdoB-RS

Helio Corbellini, presente!

É com imenso pesar que informamos o falecimento no nosso camarada Hélio Corbellini.

Hoje, as fileiras de nosso Partido, o campo democrático e popular e as lutas do povo por uma cidade garantidora de espaços de dignidade e fruição de direitos humanos, como moradia, saneamento, ambiente saudável, lazer, saúde e organização popular, se despedem de um aliado dedicado e cotidiano, como cidadão e homem público, na construção de uma Porto Alegre, de umEstado e um Brasil à altura dos direitos de todos: Hélio Corbellini!

Fará falta, no curso do momento que vivemos, pelo embate certeiro com os que antagonizam com a dignidade de cada cidadão, cada cidadã! Mas resta-nos seu legado de exemplos, ensino e certezas!

E uma delas é de que, ao honrar sua trajetória, devemos continuar firmes, convictos, unidos e resistentes na grande tarefa de reconstruir o Brasil. Com espaços por onde fluam a democracia, a igualdade e o bem-viver para todos.

Corbellini, presente!

Que seu voo seja contemplado com a leveza de seus feitos em defesa dos direitos de cidadania e das liberdades democráticas.

A cerimônia de despedida de Hélio inicia na noite de hoje, na Câmara Municipal de Porto Alegre e vai até o fim da manhã da segunda-feira, dia 12 de julho.

Nossa profunda solidariedade a sua esposa Marilena e seus filhos Juliano, Cassio, Helinho e Camilo.

Direção Municipal Porto Alegre

 

Por Priscila Lobregatte