Foto: reprodução/redes sociais

Faleceu neste sábado (26), a professora Selma Suely Baçal de Oliveira, importante militante do PCdoB no Amazonas e na área acadêmica, com atuação na Universidade Federal do Amazonas, onde lecionou e foi pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa nos últimos seis anos. 

Em nota, o PCdoB-AM lembra que Selma “foi um quadro destacado” do partido e iniciou sua militância na adolescência, quando fez parte do Centro Cívico da Escola Técnica Federal. “Cumpriu papel crucial na construção do Movimento Estudantil Secundarista no Amazonas, foi a primeira mulher a presidir a União dos Estudantes Secundaristas do Amazonas (UESA) conquistando o direito à meia-passagem em plena Ditadura Militar”, continua.  

Pelas redes sociais, diversas manifestações lembraram a trajetória da professora, nascida em 29 de março de 1964. Por meio de nota, a Ufam destacou: “Neste momento de luto, a administração superior, a comunidade acadêmica da Faced e, sobretudo, os amigos docentes e técnico- administrativos se solidarizam à família e agradecem o importante trabalho desenvolvido pela profissional, como pesquisadora, gestora e militante defensora da educação de qualidade”. 

A Associação dos Docentes da Ufam (Adua) salientou que  a docente “dedicou-se incansavelmente ao ensino e à pesquisa. Sua contribuição inestimável ao campo educacional e ao desenvolvimento do estado do Amazonas deixa um legado que perdurará nas gerações presentes e futuras. Além de seu compromisso com a excelência acadêmica, é importante destacar que a Dra. Selma Baçal também era filiada à ADUA, demonstrando seu comprometimento com a valorização dos docentes e com o fortalecimento da educação superior”. 

“Selma foi presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) nos anos 80, entre 85 e 86, exatamente na transição da ditadura militar para a Nova República. Combativa, dona de um discurso poderoso, era uma líder estudantil admirável, com quem tive oportunidade de dialogar por diversas vezes naquela época e depois, em outras tantas atividade no PCdoB”, lembrou Altair Freitas, diretor da Escola João Amazonas.

Leia abaixo a nota do PCdoB-AM:

O Partido Comunista do Brasil lamenta a morte prematura da Profª Dra. Selma Suely Baçal de Oliveira, destaca militante do Partido.

Selma Baçal iniciou sua militância na adolescência quando fez parte do Centro Cívico da Escola Técnica Federal. Cumpriu papel crucial na construção do Movimento Estudantil Secundarista no Amazonas, foi a primeira mulher a presidir a União dos Estudantes Secundaristas do Amazonas (UESA) conquistando o direito à meia-passagem em plena Ditadura Militar.  

Em meados da década de 1980, Selma Baçal, foi presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) em um momento de reconstrução democrática do país, Selma participou do primeiro programa do PCdoB na legalidade. 

Profª Selma foi um quadro destacado do PCdoB no Amazonas com atuação na Universidade Federal do Amazonas onde ela lecionou, foi Pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa da Universidade nos últimos  seis anos. 

O PCdoB expressa seus mais profundos sentimentos. 

Selma Baçal presente! Agora e Sempre!

Partido Comunista do Brasil – PCdoB Amazonas