Samuel Pinheiro Guimarães e a presidente do PCdoB, Luciana Santos

O PCdoB lamentou, em nota, a morte do embaixador Samuel Pinheiro Guimarães, ex-secretário-geral do Ministério das Relações Exteriores nos primeiros governos Lula. Ele faleceu na manhã desta segunda-feira (29), aos 84 anos.

Segundo o Partido, Samuel era “um intelectual orgânico de profundo compromisso com o Brasil livre e soberano”, que mantinha “uma relação de amizade e respeito ao PCdoB”. Confira a nota:

PCdoB manifesta seu pesar pelo falecimento do embaixador Samuel Pinheiro Guimarães

É com profundo pesar que recebemos a notícia do falecimento do embaixador Samuel Pinheiro Guimarães, um dos grandes nomes da diplomacia brasileira, um dos responsáveis pela formulação da política externa progressista nos dois primeiros mandatos do governo Lula.

Samuel Pinheiro Guimarães ingressou na carreira diplomática em 1963, onde exerceu inúmeras funções. Durante os quase 50 anos de atividade Itamaraty, em vários momentos deixou cargos ocupados por convicção política e ideológica.

Foi secretário-geral do Ministério das Relações Exteriores (MRE) durante o primeiro e o segundo mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), entre 2003 e 2009.

Entre 2011 e 2012, ocupou o cargo de alto representante geral do Mercosul, no qual tinha como função fazer articulações políticas, formular propostas e representar as posições comuns do bloco.

Pinheiro Guimarães era um intelectual orgânico de profundo compromisso com o Brasil livre e soberano. Assumia publicamente suas posições anti-imperialistas e ajudou a desenvolver uma diplomacia mais independente nos governos Lula.

Estabeleceu ao longo dos muitos anos de sua atividade uma relação de amizade e respeito ao PCdoB. Foram inúmeras as oportunidades de diálogo e construções edificantes para a defesa da soberania do nosso país.

O PCdoB lamenta a sua partida e manifesta a sua solidariedade à família e amigos.

Executiva Nacional do PCdoB