O PCdoB divulgou, nesta quarta-feira (30), uma nota de condolências pela morte de Jiang Zemin, ex-secretário geral do Partido Comunista da China e ex-presidente chinês, que faleceu aos 96 anos, em Xangai, vítima de leucemia e falência múltipla dos órgãos. Em carta endereçada ao atual presidente da China, Xi Jinping, o PCdoB exalta a trajetória do veterano dirigente.

Leia a íntegra da nota:

Brasília, 30 de novembro de 2022

Ao Secretário-Geral do Partido Comunista da China

Camarada Xi Jinping – Presidente da República Popular da China, Presidente da Comissão Militar Central

Estimado camarada,

O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) recebeu com grande consternação a notícia do morte, aos 96 anos, do camarada Jiang Zemin, ex-secretário geral do PCCh e ex-presidente da República Popular da China.

Como núcleo da 3ª geração da liderança coletiva do PCCh, Jiang Zemin contribuiu decisivamente para o desenvolvimento do socialismo com características chinesas, sendo o formulador da importante teoria da tríplice representatividade, que indica o papel do partido como representante do desenvolvimento das forças produtivas, do avanço da cultura e dos interesses fundamentais das mais amplas massas populares. A teoria da tríplice representatividade é consagrada no Estatuto do PCCh como um dos princípios orientadores do Partido.

Ao anunciar o falecimento do ex-dirigente, o CC do PCCh afirma que o camarada Jiang Zemin “foi um grande marxista, um grande revolucionário proletário, estadista, estrategista militar e diplomata, um combatente comunista há muito testado e um líder excepcional”.

O Partido Comunista do Brasil inclina as bandeiras vermelhas em homenagem a Jiang Zemin e expressa sentidas condolências à sua família, ao PCCh e a todo o povo chinês.

Luciana SantosPresidenta do CC do PCdoB

Ana PrestesSecretária de Relações Internacionais