José Alberto Hemógenes

O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) da Bahia divulgou nota de pesar pela morte de um dos seus filiados valiosos. Morreu neste domingo (22), por complicações da Covid-19, o médico, ex-secretário de Saúde da Bahia, José Alberto Hermógenes, um dos principais articuladores da Reforma Sanitária, que resultou no Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo a família, após longa internação, a morte foi em decorrência de uma síndrome respiratória aguda grave (SRAG) agravada pela Covid-19. Ele havia sido internado no Hospital da Bahia no dia 30 de junho. No dia 10 de agosto, ele foi transferido para uma clínica de cuidados paliativos.

Hermógenes tinha 76 anos e já havia completado a imunização com as duas doses da vacina em fevereiro deste ano, mas como tinha morbidades, agravaram o seu quadro ao ser infectado há cerca de dois meses.

A Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) declarou, em nota, que Hermógenes “foi um dos grandes articuladores das novas ideias que vislumbravam a superação do modelo de assistência previdenciário para um sistema universal, marcado pela ciência, pelo conhecimento das necessidades dos cidadãos e da cidadania, então debatido nas universidades e movimentos sociais, fazendo tais ideais circularem pela burocracia de Brasília”.

Julieta Palmeira, secretária de estado de Políticas para Mulheres da Bahia, divulgou em su

as redes sociais a trajetória do médico e afirmou que Hermógenes é “mais um admirável que se vai em decorrência da Covid-19”. A secretária se disse orgulhosa em ter assumido a presidência da Bahiafarma, função exercida por Hermógenes e ter contribuído para reconstruir o laboratório público de medicamentos da Bahia defendido pelo médico. E finalizou: “Viva Zé Hermógenes!”

Em setembro de 2020 Hermógenes recebeu de Julieta Palmeira sua carteira atualizada de militante do PCdoB. | Foto ao lado: Arquivo de Julieta Palmeira

O presidente da Fundação Mauricio Grabois, ex-presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo também lamentou o falecimento do amigo e camarada dizendo que “o Brasil e o SUS perdem um defensor da saúde pública”.
Renato contou que a amizade dos dois vem da juventude, foi desde a convivência em Salvador quando foram colegas na Faculdade de Medicina da Bahia.

Em publicação no seu site, Renato colocou que Hermógenes “foi um grande defensor e construtor do SUS e da saúde pública em nosso país”.

Renato Rabelo disse que havia manifestado solidariedade a filha do amigo assim que soube de sua internação por consequência da Covid-19. Ele escreveu: “Julia, sentimos profundamente por esse momento, que pelas aparências, estamos nos despedindo do grande amigo, mais que irmão, José Alberto Hermogenes de Souza. Um amigo especial desde o nosso feliz encontro na Faculdade de Medicina da UFBA. Uma história de amizade, solidariedade, convergência de ideias, cumplicidade nas mesmas lutas para transformação profunda da nossa Nação e busca de pleno bem estar para nosso povo. Contudo, é neste momento que a nossa consciência se eleva e compreende a dimensão do legado desse abnegado trabalhador e defensor infatigável das grandes causas para a saúde e emancipação de nosso povo. Em qualquer situação que hoje estejamos, me vejo perto desse grande amigo, solidário, leal e abnegado. Sim, sinto-me mais perto dele. Através de você Júlia, dedicada filha, estendo minha solidariedade à sua família, e aos amigos que têm se manifestado com tanta dedicação e orações a ele nesse momento. Abraços a todos”.

Hermógenes foi membro da Juventude Universitária Católica (JUC), da Ação Popular – AP e do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) pelo qual militou e se manteve ligado até hoje. Lutou contra a ditadura militar. Foi também Presidente do Sindicato dos Médicos e Conselheiro do CRM da Bahia.

José Alberto deixa uma esposa, duas filhas e duas netas. Segundo a família, o velório do médico se realizou na manhã desta segunda-feira (23). O corpo dele foi cremado no Cemitério Bosque da Paz, no bairro de Nova Brasília, em Salvador.

Em nota, a direção do PCdoB-BA “enaltece o legado de José Hermógenes, profissional e militante dedicado à construção de um sistema de saúde baseado nos princípios da universalidade, integralidade e equidade. O partido comunista manifesta solidariedade à família e aos amigos desse grande camarada”.

Confira a íntegra da nota do PCdoB-BA:

PCdoB-BA lamenta o falecimento de José Hermógenes

O Comitê Estadual do PCdoB-BA lamenta profundamente o falecimento de José Alberto Hermógenes de Souza, ocorrido neste domingo (22), em decorrência de complicações da Covid-19, doença que já ceifou mais de 570 mil vidas no Brasil.

Hermógenes, que estava com 76 anos, foi um médico sanitarista, considerado um dos principais articuladores da Reforma Sanitária brasileira, a qual resultou no SUS. Entre outras funções, foi secretário de Saúde da Bahia e secretário-geral do Ministério da Saúde nas gestões dos ministros Roberto Santos e Jamil Haddad.

Iniciou a militância política como estudante da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia, e atuou no movimento estudantil como membro da Ação Popular – AP, grupo oriundo da Juventude Universitária Católica (JUC), que lutou contra a ditadura militar. Posteriormente, filiou-se ao PCdoB, partido pelo qual militou e se manteve ligado. Além disso, Hermógenes foi conselheiro do Conselho Regional de Medicina da Bahia (1988-1998) e presidente do Sindimed – Sindicato dos Médicos da Bahia.

A direção do PCdoB-BA enaltece o legado de José Hermógenes, profissional e militante dedicado à construção de um sistema de saúde baseado nos princípios da universalidade, integralidade e equidade. O partido comunista manifesta solidariedade à família e aos amigos desse grande camarada.

José Hermógenes, presente!

Biografia

José Alberto Hermógenes foi o Coordenador da Comissão Nacional da Reforma Sanitária, constituída por recomendação da 8ª Conferência Nacional de Saúde, tendo elaborado o texto-base do capítulo da Saúde da Constituição Federal de 1988, que criou o SUS.

Hermógenes foi secretário de Saúde da Bahia e secretário-geral do Ministério da Saúde nas gestões dos ministros Roberto Santos e Jamil Haddad. Foi ainda presidente da Fundação SESP e da Bahiafarma e Secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde.

Lutou contra a Ditadura Militar e foi membro da Juventude Universitária Católica (JUC), da Ação Popular – AP e do Partido Comunista do Brasil – PCdoB. Foi também Presidente do Sindicato dos Médicos e Conselheiro do CRM da Bahia.

José Alberto Hemógenes – Secretário Geral do Ministério da Saúde. Foto: Acervo da Coordenadoria de Comunicação Social da Fundação SESP, Janeiro de 1987.

Do Portal PCdoB

Com informações BNews e PCdoB Bahia

Matéria atualizada às 17h20 para acréscimo de informações.