O PCdoB de Porto Alegre emitiu nota de pesar no domingo (7) pelo falecimento da militante comunista e da luta das mulheres, Santa Irene Lopes de Araújo, de 71 anos,  provocado por um aneurisma cerebral.

Santa Irene, conforme destacou o PCdoB/PoA, “foi uma mulher forte, solidária, amante de seu país e de sua família, com um coração enorme e sempre acolhedora. Dedicou anos de sua vida ao jornalismo, sua profissão, toda orgulhosa de si”.

Leia a íntegra:

Nota de Pesar pela morte de Santa Irene Lopes de Araújo

O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) comunica consternado e com imensa tristeza o falecimento de Santa Irene Lopes de Araújo, militante deste partido e reconhecida defensora da luta emancipacionista das mulheres, da imprensa livre e democrática, do movimento negro, dos direitos humanos e das causas dos povos tradicionais e de matriz africana.

Santa Irene, comunista, foi uma mulher forte, solidária, amante de seu país e de sua família, com um coração enorme e sempre acolhedora. Dedicou anos de sua vida ao jornalismo, sua profissão, toda orgulhosa de si. Atuou na bancada do PCdoB na Câmara de Vereadores de Porto Alegre, junto ao mandato de Raul Carrion e de inúmeras campanhas e lutas sociais. O nosso Partido se orgulha de ter contado com sua a bravura e militância incansável e dedicada.

Recentemente estava engajada no Fórum de Mulheres do Mercosul, na Coordenação Nacional das Mulheres do Fórum Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Povos Tradicionais de Matriz Africana, além de Tesoureira do COMDIM (gestão 2019/2021).

Mulher de grande sensibilidade e sentido humano, espiritualizada e orgulhosa de suas origens, seu exemplo de simplicidade, coerência e combatividade devem servir de inspiração para gerações de lutadores e lutadoras. Neste momento de dor, expressamos nossa total solidariedade aos seus filhos, Iberê e Maíra, nossos também camaradas, o nosso profundo carinho e fraterno abraço.

Santa Irene, Presente!

Hoje e sempre!