Uma nova leva de nomeações para os grupos técnicos temáticos do gabinete de transição foi publicada nesta quinta-feira (1°/12) no Diário Oficial da União (DOU). O documento é assinado pelo vice-presidente eleito e coordenador geral da equipe de transição, Geraldo Alckmin.

A Portaria de número 66, oficializa nomes de 12 dirigentes do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), já a Portaria 63, nomeia um comunista para fazer parte da coordenação executiva do Conselho de Participação Social.

Integram estes grupos temáticos, especialistas, pesquisadores, técnicos, dirigentes do PCdoB experientes em várias áreas e com atuação nestes setores, como de Comunicação, Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Desenvolvimento Regional, Educação, Igualdade Racial, Questões das Mulheres, Saúde e Trabalho.

Confira abaixo o nome e o perfil de cada um:

Grupo Técnico de Comunicações

Renata Vicentini Mielli

Jornalista. Graduada em Comunicação Social. Doutoranda pelo Programa de Ciências da Comunicação (USP). Integra a Câmara de Conteúdos e Direitos Autorais do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br). Integra a Comissão Permanente de Comunicação do Conselho Nacional de Direitos Humanos. É coordenadora do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé. É membro da Coalizão Direitos na Rede. Integrou o Conselho de Comunicação da Câmara dos Deputados entre 2019-2020. Foi Coordenadora Geral do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) entre 2016-2020 e integrou a Executiva do FNDC entre 2011-2020. É Secretária Nacional de Comunicação do PCdoB.

Grupo Técnico de Desenvolvimento Social e Combate à Fome

Ieda Maria Nobre de Castro

Assistente Social. Graduada em Serviço Social pela Universidade Estadual do Ceará. É doutora em Política Social pela Universidade de Brasília, Mestra em Educação pela Universidade Federal do Ceará, Especialista em Gestão e Planejamento de Políticas Sociais pela Universidade Estadual do Ceará. Tem larga experiência na gestão da política de assistência social, gestão de benefícios e serviços de proteção social, controle social democrático, financiamento público, vigilância sócio assistencial e desenvolvimento e qualificação de processos de trabalho. Atualmente desenvolve atividades de consultoria e assessoria em planejamento e gestão de políticas sociais.

Grupo Técnico de Desenvolvimento Regional

Vanessa Grazziotin

Farmacêutica pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Ex-Senadora da República (2011-2019).  Foi líder do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) no Senado em 2014. Com base eleitoral no estado do Amazonas. Foi vereadora de Manaus em 1988, e reeleita nos anos de 1992 e 1996. Foi deputada federal por três mandatos (1999-2011). Integrante do Comitê Central do PCdoB, é secretária nacional da Mulher (licenciada).

Grupo Técnico de Educação

Carina Vitral Costa

Economista. Graduada em Ciências Econômicas da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Foi presidente da União Nacional dos Estudantes no biênio de 2015 a 2017, Conselheira do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República Federativa do Brasil 2015-2017 e Conselheira da Cidade de São Paulo em 2013-2015. Foi presidente da União Nacional dos Estudantes no biênio 2015–2017. Antes foi diretora de universidades públicas da entidade (2011-2013) e esteve à frente da União Estadual dos Estudantes de São Paulo, gestão 2013-2015. Foi membro do Conselho Municipal da Juventude de Santos.

Madalena Guasco Peixoto

Possui doutorado em Educação: História e filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora Titular do Departamento de Fundamentos, Políticas e Gestão da Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Diretora da Faculdade de Educação da PUC-SP. Membro do Núcleo estruturante do curso de pedagogia da Faculdade de educação da PUCSP. Chefe do Departamento de fundamentos da educação da PUCSP (2014-2017). Membro da Comissão Nacional de avaliação da educação superior de 2006 a 2010. Coordenadora geral da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de ensino por 4 gestões. Coordenadora da Secretaria geral da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimento de ensino. Membro efetivo do Fórum Nacional de Educação até 2017. Membro da Executiva Nacional do Fórum Nacional Popular de Educação Membro da Diretoria Executiva da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa Sindical (CPLP Sindical).

Yann Evanovick Leitão Furtado

Historiador. Graduado pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Ex-presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) – 2009 – 2011. Á frente da gestão, conquistou pautas históricas para o movimento estudantil, entre elas, a inclusão do termo “juventude” na Constituição Federal ao pressionar e aprovar a PEC 138/03 e o Estatuto da Juventude, iniciando um novo período de lutas em sua trajetória. Nas eleições 2016, disputou o cargo de vice-prefeito em Manaus (AM). Dirigente da Frente Brasil Popular-AM.

Grupo Técnico de Igualdade Racial

Daiana Santos

Sanitarista e Educadora social (UFRGS). Trabalhou com mulheres em situação de violência e a população em situação de rua. ​ Autora do Fundo das Mulheres, que atende principalmente mães solo em situação de vulnerabilidade social. Militante da luta antirracista, pelos direitos das mulheres, comunidade LGBTQIA+, educação, saúde e políticas públicas para a periferia da cidade. Eleita vereadora de Porto Alegre em 2020. Integra a primeira bancada negra de Porto Alegre. Saiu vitoriosa na primeira eleição como deputada federal neste ano. Assume o mandato em 2023.

Olivia Santana

Pedagoga, formada pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Deputada estadual (PCdoB-BA) eleita em 2018 e reeleita em 2022. Secretária de Educação e Cultura de Salvador (2005), Vereadora da capital por 10 anos, Secretária Estadual de Políticas para as Mulheres e Secretária de Estado do Trabalho Emprego Renda e Esporte. Olívia Santana é a primeira mulher negra na história da Bahia a ser eleita deputada estadual nas eleições de 2018. Militante do PCdoB, do movimento de mulheres negras e fundadora da União de Negros Pela Igualdade (Unegro).

Grupo Técnico de Mulheres

Olgamir Amancia Ferreira

Doutora e Mestre em Educação – UnB, graduada em Licenciatura Plena em Ciências (Matemática). Professora Associada da FUP/ UnB atua como docente no Curso de Licenciatura em Ciências Naturais. Coordena os Projetos de Extensão: Educação Ambiental no Parque Sucupira e Maria da penha vai à Escola. Atuou como gestora pública na área de políticas para mulheres (2011-2014) e atua, também, em pesquisas com os temas de gênero e sexualidade associados à educação. Participa como representante do movimento feminista (UBM), do Conselho Superior do IFB, desde 2016. Na gestão acadêmica foi coordenadora da área de educação e linguagens na FUP/UnB (2015-2016). Compõe a gestão superior da UnB como Decana de Extensão. Coordenou o Forproex- Regional centro-oeste (2018-2019),vice-presidenta do FORPROEX (2019-2021) e coordenadora do COEX/Andifes (2019-2021). Atualmente é Presidenta do FORPROEX e Coordenadora do COEX /Andifes e compõe, desde 2018, a Comissão Permanente de Extensão da AUGM.

Grupo Técnico de Saúde

Nesio Fernandes de Medeiros Junior

Médico sanitarista, especialista em Medicina Preventiva e Social e em Administração em Saúde, titulado e certificado pela Associação Médica Brasileira e pela Associação Brasileira de Medicina Preventiva e Administração em Saúde. Secretário de Estado da Saúde do Estado do Espírito Santo e presidente do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Saúde – CONASS. Graduado em Medicina pela Escola Latino-americana de Medicina, revalidado no Brasil pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Foi Presidente da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas – TO, médico da estratégia da saúde da família e Secretário Municipal da Saúde de Palmas-TO. 

Grupo Técnico de Trabalho

Davidson Magalhaes

Economista, Professor. Mestre em Economia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Secretário do Estado do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia. Presidente Estadual do PCdoB da Bahia. Deputado Federal – 2015-2019 (PCdoB-BA). Experiência na área de Economia, Administração Pública e Gestão. Foi presidente da BahiaGás durante o governo de Jaques Wagner (PT), entre 2007 e 2014. 

Grupo Técnico de Turismo

Vicente José de Lima Neto

Formado em Turismo pela Faculdade de Turismo da Bahia (Factur); pós-graduado em Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), é também bacharelando do curso de Direito da Faculdade Dois de Julho. Presidiu a Embratur (2014/2015). Secretário do Ministério do Esporte, Chefe de Gabinete e secretário executivo. Foi secretário de Cultura, Esporte e Lazer do município de Lauro de Freitas. Secretário de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Econômico do município de São Sebastião do Passé. Em 2015, assumiu a Superintendência Regional da Fundação Nacional de Saúde no Estado da Bahia (Funasa). Em 2019 foi nomeado Diretor Geral da Sudesb.

Conselho – Coordenação Executiva

O gabinete de transição também nomeou nesta quinta-feira (1/12), o Conselho de Participação Social. A Portaria de número 63, publicada no Diário Oficial da União (DOU) atribui legitimidade à coordenação da Equipe de Transição de Governo 2022-2023. Para a composição do Grupo Técnico de Participação Social, foi nomeado para a coordenação executiva:

Ronald Ferreira dos Santos

Farmacêutico e mestre em Farmácia pela UFSC. Foi diretor e presidente da SINDFAR-SC. É da direção nacional da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB). Conselheiro Estadual de Saúde. Participou da elaboração de cinco Planos Estaduais de Saúde. Foi Presidente do Conselho Nacional de Saúde (2015-2018). Atualmente é Farmacêutico do CiaTox-SC, Presidente da Federação Nacional dos Farmacêuticos, diretor do SINDFAR-SC, Conselheiro Estadual de Saúde e integrante do Centro de Operações de Emergência em Saúde (COES-SC).

Leia também:

Governo de transição anuncia todos os integrantes dos grupos técnicos