Vai começar o processo de conferências ordinárias do PCdoB. A partir desta terça-feira (15/8), as bases partidárias – por região e categoria – já podem realizar suas assembleias. No dia 21, segunda-feira, uma atividade nacional por videoconferência vai marcar, simbolicamente, o “lançamento virtual” das Conferências.

Segundo a secretária nacional de Organização do Partido, Nádia Campeão, a orientação é que cada estado realize a programação da Conferência 2023 em três fases. A primeira, entre agosto e setembro, será dedicada às assembleias de base. Na segunda fase, em outubro, a prioridade é para as conferências distritais e municipais. Em seguida, até a data-limite de 15 de novembro, haverá as conferências estaduais e a Conferência do Distrito Federal, encerrando a terceira e última fase.

Conforme a Resolução Nº 01/2023 do Comitê Central do PCdoB, aprovada em 7 de maio, as conferências devem debater e deliberar ao menos os cinco pontos do temário:

  • Resolução Política e de Construção Partidária elaborada pela direção nacional;
  • Resolução e de Construção Partidária elaborado pelos comitês estaduais, do Distrito Federal e dos municípios;
  • Pré-projeto eleitoral para 2024;
  • Balanço do trabalho de direção do organismo partidário;
  • Eleição da nova direção (em especial dos comitês municipais, estaduais e do Distrito Federal).

Para Nádia, as conferências estão diretamente articuladas à missão do revigoramento partidário. “Desde o início do ano, todo o coletivo do PCdoB tem se dedicado a essa tarefa de chamar as bases, organizá-las e dar mais dinamismo a elas”, afirma a dirigente. “Houve reuniões, encontros regionais, caravanas – e, agora, as conferências devem comprometer ainda mais as direções nesse rumo.”

Nádia lembra que o trabalho de revigoramento é de longo prazo. “O primeiro ano após o 15º Congresso do PCdoB, em 2021, foi praticamente concentrado na luta para derrotar o governo Bolsonaro, estabelecer as federações partidárias e impedir que o Partido sofresse com as restrições da cláusula de barreira. Com a mudança política no País, a volta de Lula à Presidência da República e o abrandamento da pandemia, temos condições de fortalecer o PCdoB desde as bases e preparar melhor o terreno para as eleições municipais.”

Com relação ao debate eleitoral, além de iniciar os projetos de reeleição dos atuais vereadores e prefeitos, o Partido aponta a necessidade de já definir, na medida do possível, as demais pré-candidaturas. “Claro que ainda não é uma convenção eleitoral, o que só ocorrerá em julho e agosto de 2024. Mas as direções estaduais e municipais precisam tentar avançar nesse pré-projeto eleitoral.”

Para estimular a militância, o Comitê Central deve impulsionar da Conferência nas próximas semanas. “Além do lançamento virtual, faremos um boletim informativo em dois formatos – o impresso e o digital. Vamos ter também vídeos de saudação, que poderão ser usados nas assembleias de base e nas conferências.”