Pedro Castillo, do partido Peru Libre

O Partido Comunista do Brasil (PCdoB), divulgou, nesta sexta-feira (11) uma nota saudando a vitória de Pedro Castillo nas eleições presidenciais do Peru, “nossos votos são de que a posse de Castillo seja garantida no próximo dia 28 de julho e que os projetos que apresentou, inclusive de convocação de uma nova Assembleia Constituinte, encontrem caminhos de realização para que seja feita a merecida justiça ao povo peruano”, diz parte do texto que pode ser lido, na íntegra, abaixo.

A vitória do candidato presidencial Pedro Castillo, do partido Peru Libre, um professor da área rural e sindicalista da educação, é uma demonstração de que o povo peruano e latino-americano há três décadas segue lutando contra o neoliberalismo e lhe impondo derrotas.

Nossa saudação à população peruana mais pobre e marginalizada que foi às urnas nesse domingo 6 de junho e fez algo grandioso ao enfrentar uma oligarquia estabelecida e respaldada pela grande imprensa e o capital financeiro.

Ao iniciar sua campanha, Castillo e seu partido mal tinham presença nas redes sociais, enquanto sua adversária, Keiko Fujimori, herdeira do ditador Alberto Fujimori, contou com o engajamento de uma das mídias mais monopolizadas e fechadas do continente.

A campanha da adversária foi marcada por uma tônica anticomunista já bem conhecida em nossa região. Mas calou mais fundo a fome, o desemprego, a falta de investimentos em educação, saúde e previdência. O desenvolvimento da pandemia é uma prova do abandono da população peruana que hoje tem a maior taxa de mortalidade do mundo, com 551 mortes a cada 100 mil habitantes, tendo ultrapassado os 70 mil mortos em uma população com 32 milhões de habitantes.

Nossos votos são de que a posse de Castillo seja garantida no próximo dia 28 de julho e que os projetos que apresentou, inclusive de convocação de uma nova Assembleia Constituinte, encontrem caminhos de realização para que seja feita a merecida justiça ao povo peruano.

Luciana Santos

Presidenta do PCdoB

 

Walter Sorrentino

Vice-Presidente e Secretário de Relações Internacional do PCdoB

__

(BL)