A reunião do Comitê Estadual do PCdoB de Goiás, realizada no sábado (3), elegeu a sua Comissão Política Estadual, a sua Executiva, outras Secretarias Executivas, a Comissão de Controle e a responsável pela reestruturação da Seção Goiana da Fundação Mauricio Grabois para o biênio 2023/2025. (A lista com os nomes dos novos dirigentes eleitos completa está no rodapé da matéria).

Eleita Secretária Estadual de Comunicação do PCdoB-GO nesta reunião, Lucia Rincon assegurou, em informe, que a reunião foi marcada por expressiva unidade política e democracia partidária. Informou ainda que, na ocasião, o membro do Comitê Central, secretário nacional de Formação do PCdoB, Adalberto Monteiro fez uma apresentação da conjuntura política nacional.

“Aprofundou com concorrido e elevado debate político a compreensão dos desafios que enfrentaremos no curso de 2024 para alcançar as metas estabelecidas e as perspectivas da luta político eleitoral que já está em curso no estado e em cada município”, diz o informe.

Projeto Eleitoral 2024

Na ocasião, foi apresentado o projeto eleitoral do PCdoB para as eleições municipais, como a pré-candidatura do ex-deputado estadual Fábio Tokarski a prefeitura da capital goiana e o desafio de reconquistar a cadeira dos comunistas na Câmara Municipal de Goiânia, com prioridade para pré-candidatura da ex-deputada estadual, Isaura Lemos como vereadora.

A reunião também revisou os projetos para os maiores municípios que já revelam os embates de forças locais e do governo estadual com vistas a 2026.

Foi uma reunião de afirmação, do projeto político, organizativo e eleitoral do PCdoB, aprovado desde o exitoso processo das conferências municipais e estadual realizado em 2023: lutar pelo êxito do Governo Lula; fortalecer o PCdoB, revigorando sua atuação pelas bases e nos municípios; fortalecer o papel da Federação Brasil da Esperança, agora sob a presidência do PCdoB, como núcleo das forças democráticas”, aponta o comunicado.

A direção sublinhou como desafio, a necessidade de perseverar na constituição de ampla frente patriótica e antifascista e eleger os candidatos e candidatas do PCdoB de Goiás, em face a imperiosa necessidade política de derrotar o bolsonarismo, a direita e a extrema-direita na região.

O PCdoB de Goiás reforçou a necessária mobilização dos comunistas para a realização do lançamento do “Movimento Goiânia 100 anos, o futuro começa agora” que se realizará nesta terça-feira (6) e a posse de Nivaldo dos Santos, como Superintendente  Regional do Trabalho de Goiás na quarta-feira (7).

Confira abaixo a função e o nome dos dirigentes eleitos:

Honório Rocha

Vice-Presidente

Edinan Braúna (Luziânia)

Secretarias Executivas

Secretária de Organização

Isaura Lemos

Secretário de Finanças

Jordeni (Toquinho)

Secretário de Formação

Alfredo de Pádua

Secretária de Comunicação