O Partido Comunista do Brasil (PCdoB), por meio de sua Executiva Nacional, emitiu nota nesta quarta-feira (22) na qual expressa sua indignação com os assassinatos de Bruno Pereira e Dom Phillips e exige rigorosa investigação sobre os crimes.

“Infelizmente, os assassinatos de Bruno e Dom Phillips não são casos isolados, fazem parte de inúmeros outros casos de violência que ocorrem na região amazônica”, diz a nota. E completa: “O Brasil não pode mais conviver com o desmonte de políticas públicas, com a violência, o desrespeito aos direitos humanos”.

Leia a íntegra da nota:

A Executiva Nacional do PCdoB expressa sua mais profunda indignação perante o brutal assassinato do indigenista Bruno Pereira e do jornalista britânico Dom Phillips na região do Vale do Javari, no oeste da Amazônia.

A trágica morte de ambos, coloca luzes sobre a dramática situação do desmonte das políticas públicas de proteção aos povos indígenas e a ausência da presença do Estado em região de fronteiras, o que coloca em risco a vida da população, a soberania nacional e permite que grupos criminosos, narcotraficantes, praticantes da pesca ilegal, e do garimpo em terras indígenas atuem impunemente.

Esse crime também escancara o ambiente de crescente insegurança que os jornalistas enfrentam no exercício de suas profissões no Brasil.

Infelizmente, os assassinatos de Bruno e Dom Phillips não são casos isolados, fazem parte de inúmeros outros casos de violência que ocorrem na região amazônica.

O Brasil não pode mais conviver com o desmonte de políticas públicas, com a violência, o desrespeito aos direitos humanos.

Neste momento de dor, expressamos nossa solidariedade aos familiares e amigos e exigimos uma rigorosa investigação sobre o crime, e que seus mandantes e autores sejam julgados e condenados.

Executiva Nacional do PCdoB

 

(PL)