Afonso João da Silva, presidente do PCdoB de Jaciara (MT) e ativista por terra, foi assassinado na noite da última sexta-feira (14) no Assentamento União da Vitória, zona rural a 142 km de Cuiabá.
Afonso João foi encontrado morto com diversas perfurações de arma de fogo. Ele era líder do acampamento que existe há mais de 15 anos às margens da BR-364. Moradores da região relataram que ouviram tiros e que, ao se deslocarem para ver o que tinha acontecido, se depararam com Afonso sem vida, caído no chão.
Uma equipe da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) analisou a cena do crime e coletou informações para apurar o caso. O corpo do presidente do PCdoB na cidade foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML), onde passará por necropsia. Afonso João era um assíduo defensor da reforma agrária.
Pelas redes sociais, várias autoridades políticas lamentaram o que aconteceu. “Tragédia! Hoje no início da manhã, Afonso João Silva, Presidente do PCdoB de Jaciara-MT foi assassinado! Mais um lutador que tomba na luta pela Reforma Agrária!!”, disse o dirigente estadual do Partido no Mato Grosso, Sergio Negri.
Em nota, o PCdoB no estado afirma que se trata de um crime bárbaro, com características de execução, diante do uso de armas de grosso calibre e realizado na residência da vítima e exige apuração rigorosa do caso.
O comunicado destaca ainda que o assentamento União da Vitória é uma ocupação de área federal e a luta pela posse da terra passou por tensões ao longo do processo, envolvendo os assentados e a Usina Pantanal. No entanto, nos últimos meses se aguardava a decisão da justiça, em função disso a situação estava relativamente apaziguada”, ressalta.
A presidente nacional do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), Luciana Santos, em nota, exige apuração rigorosa do assassinato do presidente municipal do PCdoB de Jaciara.
No comunicado o PCdoB exige das autoridades o rigor da Lei, que se investigue, julgue e prenda os culpados. Aos dirigentes, militantes e familiares, à solidariedade e o pedido de paz e justiça no campo. “Reverenciamos sua memória, seu legado em prol da luta pelos dos direitos do povo e expressamos nossos sentimentos e solidariedade à família do camarada Afonso”, disse Luciana Santos em nota.
Veja a nota:
PCdoB exige apuração rigorosa do assassinato de Afonso João Silva
Diante do bárbaro assassinato de Afonso João Silva, presidente do PCdoB de Jaciara, Mato Grosso, exortamos às autoridades do Estado que realizem rigorosa apuração desse crime e que os culpados sejam presos, julgados e punidos. Afonso João Silva, trabalhador, liderança da luta pela reforma agrária, militava há cerca de dez anos no PCdoB. Foi vítima desse crime covarde em sua própria residência, no assentamento União da Vitória, no último dia 14. Reverenciamos sua memória, seu legado em prol da luta pelos dos direitos do povo e expressamos nossos sentimentos e solidariedade à família do camarada Afonso. Aos dirigentes e militantes do nosso Partido de Jaciara e do estado do Mato Grosso, nosso apoio e nosso abraço fraterno neste momento de dor. Paz no campo, contra a violência e a impunidade.
Recife, 16 de fevereiro de 2020