A secretária nacional de Planejamento, Neide Freitas, acompanhou a reunião (foto), ao lado de Namy.

O nome apresentado é o do ex-vereador, Namy Chequer, que presidiu a Conferência Municipal realizada no último sábado (9), no auditório do Sindicato da Estiva no Espírito Santo. O evento é parte da formalização do processo de incorporação do PPL ao PCdoB e elegeu a nova direção comunista na capital capixaba. A camarada Neide acompanhou os trabalhos representando a direção nacional.

Namy Chequer é jornalista e historiador conhecido em Vitória, onde exerceu por cinco vezes o mandato de vereador, tendo sido o presidente do legislativo municipal no biênio 2015/2016. Além do lançamento de uma candidatura própria à prefeitura, o partido se comprometeu a apresentar uma chapa completa para vereador da cidade, representativa das principais regiões e segmentos sociais. A chapa deverá contar com 23 candidaturas, se possível metade de mulheres.

Namy Chequer argumentou que nenhuma força política de Vitória conhece mais as necessidades e os desafios da cidade do que os comunistas. “Desde o restabelecimento das eleições diretas para as prefeituras das capitais, em 1985, foram nove eleições, com prefeitos eleitos e reeleitos. Nós, do PCdoB compusemos alianças vitoriosas em seis delas. Nenhuma outra força política de Vitória detém esta marca. E em mandatos alternados, o nosso partido esteve na Câmara Municipal em gestões de todos os prefeitos eleitos ou reeleitos nestes 40 anos de democracia da cidade” – disse o pré-candidato comunista.

A conferência contou com a participação de vários pré-candidatos a vereador, que usaram da palavra para antecipar bandeiras que serão levadas por eles nas campanhas. Também a conjuntura política da cidade foi debatida, logo após a intervenção da dirigente nacional, que procurou destacar a importância das eleições de 2020 no quadro de lutas do povo brasileiro contra o regime de Bolsonaro. Ficou para os próximos dias a eleição da Comissão Política do partido, que possui hoje um Comitê Municipal mesclado de antigos e novos militantes, particularmente os camaradas chegados do movimento estudantil.