No próximo dia 4 de agosto, o Partido Comunista do Brasil realizará sua Convenção Estadual  do Espírito Santo, no auditório do Ifes (Campus Vitória), com objetivo de consolidar sua tática visando as eleições de outubro de 2018, definir sua posição sobre candidaturas ao governo do estado, Senado, coligações e aprovação dos nomes dos e das camaradas que disputarão o próximo pleito, em especial a definição da composição de nossas chapas para concorrer a vagas Câmara dos Deputados e Assembleia Legislativa.

“Nossa prioridade é a reeleição do deputado federal Givaldo Vieira, para que o PCdoB do Espírito Santo continue a ter representação no poder legislativo nacional, representado por um parlamentar como Givaldo, que ao longo dos 4 anos de seu mandato, que se completam em 2018,demonstrou ser um destacado lutador pelas causas maiores de nosso estado e de seu povo, em especial dos trabalhadores e trabalhadoras do campo e da cidade”.

No rol de prioridades maiores para o pleito eleitoral que se avizinha, destaca-se também a conquista de vagas na Assembleia Legislativa,objetivo para o qual contamos com um destacado grupo de pré-candidatos e pré-candidatas, de todas as regiões do estado, lideranças oriundas do movimento popular e sindical, cujo potencial de votos nos permitirá concorrer às eleições proporcionais estadual com chapa própria, com chances reais de elegermos deputados e deputadas, ficando a possibilidade de coligação submetida à obtenção de maior desempenho do que o que poderemos alcançar com esforço próprio.

Para o Senado, o PCdoB está apresentando a pré-candidatura de Namy Chequer, militante do Partido ha mais de 4 décadas, jornalista, historiador, ex-vereador da capital por 5 mandatos, tendo exercido também a presidência da Câmara de vereadores no período de 2015 a 2016. Por sua experiência e qualificação, Namy é um dos mais preparados quadros políticos do Espírito Santo, com plenas condições de travar debates de alto nível e apresentar para a sociedade capixaba as alternativas que o Partido Comunista do Brasil tem para o desenvolvimento do estado, apontando a melhor política econômica, capaz de gerar e distribuir renda na cidade e no campo, capaz de capitalizar o tesouro estadual para que haja mais investimentos em saúde, educação e segurança pública. Ao mesmo tempo propor a constituição de mecanismos, normas e meios que permitam a redemocratização da relação do estado e do governo com a sociedade civil, rompendo com o autoritarismo crescente imposto pela gestão que se encerra.

Para além dessas tarefas, a direção estadual do PCdoB também dedica e dedicará parte de seu esforço para a pré-campanha e campanha de Manuela d’Ávila à presidência da república, apresentando à sociedade capixaba o projeto de nação proposto pelo Partido e levado a todos os cantos do Brasil por Manuela, nos debates e entrevistas que participa, como em todos os eventos presenciais e meios virtuais onde ela possa levar sua voz, que é a nossa voz, sem deixar de a todo tempo e em toda oportunidade contribuir para a unificação do campo de esquerda e progressista, como caminho seguro para a quinta vitória do povo.

No convite, o PCdoB-ES, mobiliza os camaradas, amigos e amigas. “Aguardamos a presença de todos e todas em nossa Convenção, quando iremos formalizar nossas candidaturas com as quais o PCdoB irá enfrentar mais essa importante jornada de luta eleitoral, que nos promete resultados positivos por todo o trabalho incansável realizado por nossa militância e que irá se intensificar a partir de 16 de agosto, rumo à Câmara dos deputados e à Assembleia Legislativa. Firmes na luta, venceremos!!!!”

Para tanto, foram confirmados a presença de lideranças de outros partidos, como o pré-candidato a governador, Renato Casagrande (PSB), o prefeito de Vitória, Luciano Rezende (PPS)o prefeito do município da Serra (mais populoso e industrializado da Reg. Metropolitana) e principal liderança da Rede, além de membros da direção do PT no estado. Representantes dos movimentos sociais, entre eles, CTB, CUT, OAB, MST, MPA e UJS também devem participar da Convenção do PCdoB.

Na ocasião, o PCdoB capixaba fará uma homenagem a Luiza Dias Barbosa, recentemente falecida. Ela era dirigente estadual e presidenta do Comitê Municipal da Serra.

Segue abaixo a íntegra do edital de convocação da Convenção Eleitoral:

Edital de Convocação da Convenção Eleitoral Estadual do Partido Comunista do Brasil no  Espírito Santo – PCdoB-ES

A Comissão Política Estadual do Comitê Estadual do Partido Comunista do Brasil, no Espírito Santo – PCdoB/ES, no exercício de suas atribuições previstas no Estatuto do Partido Comunista do Brasil – PCdoB e nos termos da Lei 9.504/97 CONVOCA a Convenção Eleitoral Estadual do PCdoB, que será realizada no dia 4 de agosto de 2018, com início às 09 horas e encerramento previsto para às 13 horas, no auditório do IFES, Campus Vitória, Avenida Vitória, 1729 – Vitória – ES, de acordo com o que estabelece o presente Edital:

Art. 1º A Ordem do Dia da Convenção Eleitoral Estadual do PCdoB/ES convocada nos termos deste Edital será constituída dos seguintes temas:

1. Escolha dos(as) candidatos(as) a Governador(a), Vice-Governador(a), Senador(a) e seus suplentes;
  2. Discussão e deliberação sobre a coligação majoritária para a eleição de Governador(a) e Vice-Governador(a) Senador(a) e seus suplentes;

III. Escolha dos(as) candidatos(as) a Deputado(a) Federais e Estaduais do Partido, bem como o sorteio e indicação dos respectivos números

1. Discussão e deliberação sobre a coligação proporcional para a eleição de Deputados(as) Federais e Estaduais;
  2. Pontos programáticos do PCdoB para as eleições de 2018
  3. Delegação de plenos poderes à Comissão Política Estadual para deliberar sobre os temas constantes dos incisos deste artigo, bem com sobre quaisquer assuntos ou ato necessário referentes ao processo eleitoral, após a realização da Convenção Eleitoral Estadual.

Art. 2º – A Convenção Eleitoral Estadual deliberará mediante voto aberto, único e intransferível, por maioria simples dos presentes e será constituída:

1. Pelos membros do Comitê Estadual;
  2. Por delegados(as) indicados(as) pelos Comitês Municipais.

Parágrafo Único – Os Comitês Municipais de Serra, Cariacica, Vila Velha e Vitória poderão indicar por município, 08(oito) delegados(as) e até 03(três) suplentes, e os demais municípios, 02 (dois) delegados(as) e 01(um) suplente, em reunião de seu Comitê Municipal ou de sua Comissão Política, que deverão realizar-se até o dia 28 de julho de 2018, lavrando-se em ata suas decisões.

Art. 3º O presente Edital será divulgado no Portal do PCdoB (www.pcdob.org.br), em página eletrônica disponibilizada na rede mundial de computadores.

Vitória – ES, 23 de julho de 2018.

Givaldo Vieira da Silva

Presidente Estadual do Partido Comunista do Brasil no Espírito Santo