O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) do Espírito Santo realizará conferência estadual extraordinária no dia 26 de maio, no auditório Manoel Vereza de Oliveira da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Durante o encontro, o nome do deputado federal Givaldo Vieira será proposto para apreciação como presidente estadual do partido.

A escolha do deputado para presidir a sigla, segundo o próprio, ocorreu de forma natural. “A direção nacional orienta que os quadros com maior expressão, no caso, mandatários, assumam para ampliar a capacidade de diálogo da instância partidária com a sociedade. E a direção estadual compartilha dessa mesma visão, o que favoreceu para uma definição unificada”, explica.

Para o parlamentar, a conferência consolida um novo momento do PCdoB Capixaba. “Estou muito animado para essa tarefa de liderar, em diálogo com a direção e militância, para fortalecer a presença do partido no Parlamento e contribuir com a retomada do desenvolvimento sustentável com inclusão no Estado”, afirma Givaldo, que destaca ainda o pioneirismo do partido com a realização de um seminário de formação, no próximo dia 2, para os 70 pré-candidatos a deputado estadual e 15 a deputado federal, com palestras de especialistas em marketing e contabilidade eleitoral.

Conforme o edital de convocação, além de cumprir com as normas estatutárias e regimentais, esta conferência deve se constituir em um evento capaz de contribuir para reforçar o projeto eleitoral e a pré-campanha eleitoral do PCdoB “100 dias de mobilização militante”.

A conferência contará com a presença do secretário nacional de Planejamento, Fábio Tokarski.

O PCdoB-ES possui 60 pré-candidatos e pré-candidatas a deputado estadual e 13 filiados da legenda que concorrerão ao cargo de deputado federal. A direção estadual acredita que com esta composição, o partido possa eleger dois representantes à Assembleia Legislativa, um à Câmara dos Deputados e reeleger o deputado federal Givaldo Vieira.

O PCdoB é conhecido por estimular e valorizar o papel das mulheres na participação política. Com este objetivo, o deputado Givaldo explicou em entrevista ao Século Diário, que “estão trabalhando para aumentar o número de mulheres nos espaços de poder” e já contam com 18 pré-candidatas a deputada estadual.

Matéria atualizada dia 25/05/2018 às 16h15