Com expressiva participação de delegados eleitos pelas Conferências municipais, complementada por militantes, simpatizantes e convidados, o Partido Comunista do Brasil do Espírito Santo realizou a sua Conferência Estadual Extraordinária, coroando um processo de integração de um significativo número de militantes que se filiaram recentemente ao Partido, com vários destes se incorporando ao Comitê Estadual, como o deputado federal Givaldo Vieira, eleito presidente estadual do PCdoB.

A Conferência foi realizada na Universidade Federal do Espírito Santo – UFES, quando o Comitê Estadual foi eleito com 51 componentes, sendo 17 mulheres. A Comissão Política Estadual, eleita logo em seguida, foi composta por 17 dirigentes e conta com 6 mulheres.

A Conferência Estadual Extraordinária do PCdoB/ES consolida um intenso trabalho realizado pela direção estadual e direções municipais, que com o determinante apoio do conjunto da militância comunista,  focaram nas ações direcionadas para fortalecimento do Partido, ampliando significativamente o número de filiados, sua base militante, sua inserção social, capacidade de condução da luta de ideias e potencial eleitoral.

Diversos partidos, centrais sindicais, sindicatos e entidades do movimento social estiveram presentes, contribuindo para o engrandecimento e significado político da Conferência. Representações dos partidos PTC, PSB, PT, REDE e Solidariedade, das centrais sindicais CTB e Força Sindical, da União da Juventude Socialista-UJS e do Sindicato da Polícia Civil – Sindipol,  compareceram à solenidade de posse do Comitê Estadual eleito. Em destaque a presença do ex-governador e Secretário Geral da direção nacional do PSB, Renato Casagrande. Também se fizeram representar o deputado federal Jorge Silva (Solidariedade) e a deputada estadual Eliana Dadalto (PTC).

Na encruzilhada histórica em que nos encontramos, as eleições de 2018 têm importância estratégica para o Brasil e poderão definir o caminho a ser seguido. Se retomaremos os rumos que nos permita reconstruir, sobre os escombros da crise um país livre, soberano, democrático, desenvolvido e socialmente justo, ou se elegeremos parlamentares e governos, antinacionais, autoritários, entreguistas e que continuem a destruir direitos sociais, dando seguimento ao trágico e ilegítimo governo Temer.

Diante desse imenso desafio, o PCdoB, pela terceira vez em sua história de 96 anos, lança uma pré-candidatura à presidência da república, representada pela deputada estadual do Rio Grande do Sul e ex-deputada federal Manuela D’Ávila, que leva a todo o país a mensagem e as propostas do Partido para a construção de um novo projeto nacional de desenvolvimento, capaz de levar o Brasil a retomar sua trajetória virtuosa de desenvolvimento, interrompida após o golpe que afastou a presidenta Dilma e instaurou um governo ilegítimo. A Conferência Estadual exaltou a correta e importante decisão do PCdoB em ter oferecido ao povo brasileiro uma alternativa para a presidência da república e conclamou a todos e todas para o engajamento na campanha “100 dias de mobilização militante”, que cumpre fundamental papel para impulsionar a pré-campanha de Manuela.

O Partido Comunista do Brasil do Espírito Santo sai da Conferência Estadual realizada no último sábado (26) preparado como nunca esteve para enfrentar a batalha das eleições, com reais condições de reeleger seu deputado federal e presidente do Partido, Givaldo Vieira, ao mesmo tempo em que consolida chapa própria para disputar vagas na Assembleia Legislativa, com potencial para ocupar pelo menos duas cadeiras.