Governador Renato Casagrande anuncia medidas de restrição no ES

Após o anúncio feito pelo governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, nesta terça-feira (16), de medidas mais restritivas no estado devido ao agravamento da pandemia,  a Comissão Política do PCdoB-ES emitiu nota em apoio à decisão do governo. “O sistema de saúde do país e de cada estado está à beira do abismo por única e exclusiva responsabilidade do governo federal”, aponta a nota.

Apesar das adversidades advindas deste descaso, explica o partido, “o Espírito Santo é um dos estados da federação em que o governo estadual é reconhecido nacionalmente como o que tem uma das melhores gestões de combate à pandemia, juntamente com o governo do Maranhão”.

Mesmo assim, ressalta, devido à negligência do governo Bolsonaro, “nosso sistema de saúde corre o risco de colapsar. Por isso a quarentena decretada pelo governo Casagrande é uma das últimas alternativas para evitar o colapso total e assim não permitir que capixabas morram asfixiados por falta de um leito e de oxigênio”.

Leia a íntegra da nota:

Nota pública

Em defesa da vida

O PCdoB declara apoio irrestrito às medidas que estão sendo tomadas pelo governo do estado para conter o avanço da Covid-19.

O sistema de saúde do país e de cada estado está à beira do abismo por única e exclusiva responsabilidade do governo federal, por sua negligência e incompetência, por se negar a coordenar medidas nacionais deprevenção e combate à Pandemia, por não ter negociado com a devida antecedência a compra de vacinas junto aos laboratórios internacionais e ainda incentivar o boicote às medidas de prevenção ao contagio,principalmente o uso de máscara, boicote praticado diretamentepelo presidente da república, que nega a ciência e desdenha da vida. Inacreditável!

O fim do auxílio emergencial em dezembro lançou às ruas milhões de brasileiros em busca da sobrevivência. A este fato, somaram-se as aglomerações provocadas pelas festas de final do ano de 2020 e pelo Carnaval, no início de fevereiro de 2021, tudo isso exatamente em um período em que surgiram novas mutações do vírus, sendo a mais letal delas a que apareceu em Manaus, extremamente mais contagiosa e agressiva, inclusive para pessoas jovens.

Além disso convivemos no dia a dia com a irresponsabilidade de parte da população que insiste em não se proteger, colocando, criminosamente, a vida dos outros em risco, contribuindo para o avanço do exército inimigo e seu rastro de mortes. Sim, vivemos uma guerra contra um inimigo invisível que já ceifou a vida de quase 7 mil capixabas apesar de não lhes ter faltado assistência médica até agora.

A resultante de tudo isso foi a elevação exponencial do contágio pelo vírus da Covid-19. A crise sanitária nacional elevou-se de tal forma que até mesmo o ministro da Saúde acaba de ser substituído.

Apesar de todas estas adversidades, o Espírito Santo é um dos estados da federação em que o governo estadual é reconhecido nacionalmente como o que tem uma das melhores gestões de combate à pandemia, juntamente com o governo do Maranhão. Os capixabas dispõem do maior número de leitos de UTI do país, proporcionalmente à sua população, destinados à pacientes com a Covid-19.

Mesmo assim, pelos fatores relacionados anteriormente e sobre os quais a gestão estadual não tem nenhuma influência, nosso sistema de saúde corre o risco de colapsar. Por isso a quarentena decretada pelo governo Casagrande é uma das últimas alternativas para evitar o colapso total e assim não permitir que capixabas morram asfixiados por falta de um leito e de oxigênio.

Serão duas semanas com restrição de circulação e outras medidas com a finalidade de preservar a vida. A preservação da vida é o foco. Enquanto não houver vacinas suficientes para imunização em massa, o isolamento é a mais eficaz arma contra esse inimigo invisível e letal.

A direção estadual do PCdoB apoia as medidas e conclama o povo a buscar todas as formas de pressão possíveis, neste contexto, para que o governo federal volte a disponibilizar o Auxilio Emergencial nos valores pagos no ano passado.

Vacina sim! Isolamento social sim!

A vida vale muito mais.

Comissão Política Estadual/ES