O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) do Espírito Santo realizou neste final de semana (27 e 28), uma série de sete encontros partidários para debate dos projetos eleitorais Nacional e Estadual do PCdoB e do ambiente político onde ocorrerão às eleições de 2018, marcado por forte criminalização da política, ataque à democracia, aos direitos dos trabalhadores e à soberania.

No sábado (27), o encontro foi sediado em Pinheiros, junto com a militância dos municípios de São Mateus, Conceição da Barra e Pedro Canário. A reunião foi marcada por forte discurso classista e garantias de apresentação de candidaturas na região. Sendo declaradas de imediato, Aloísio (Lula), de Pinheiros à deputado estadual, e Eguinaldo Andrade, de São Mateus à deputado federal.

Já no domingo (28), o encontro foi em São Gabriel da Palha junto com os municípios de Vila Valério, Governador Lindenberg, Pancas e Nova Venécia. O encontro foi significativo pela quantidade de lideranças locais, com a participação da totalidade dos vereadores do PCdoB da região, ex-vereadores, lideranças comunitárias e a presença combativa da liderança e dirigente da legenda, Nodir Colombo. Com o compromisso de contribuir na construção das chapas, apresentaram o nome do ex-vereador de São Gabriel, Mirias Nunes à deputado federal.

Como nos eventos anteriores, os debates foram de alto nível e as intervenções no sentido de somar e contribuir com o projeto apresentado, que tem como objetivo construir chapa própria para deputado estadual e federal, contribuir com a manutenção da institucionalidade do PCdoB no país e disputa do senado vinculando à pré-candidatura de Manuela D’Ávila à Presidência da República e fortalecer nosso discurso programático, incentivando o voto nas chapas proporcionais.

Os vereadores do PCdoB de São Gabriel, João Teixeira; de Governador Lindenberg, Aloísio Romanha e de Pancas, Rodrigo Etringer foram participativos na reunião e se comprometeram a contribuir com o projeto.

Os encontros foram acompanhados pelo Secretário Sindical Estadual, presidente do Sindeducação, membro da Comissão Política Estadual e pré-candidato à deputado estadual, Edson Gomes, pelo diretor do Sindeducação, Claudio Victor e o secretário de Relações Institucionais e Políticas Públicas, membro da Comissão Política Estadual, Anderson Falcão.