Reportagem publicada nesta segunda-feira (16), no jornal capixaba Século Diário, assinada por Daniel Marçal, apresenta que o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) do Espírito Santo participa da disputa eleitoral com slogan “renovação da política” e que tem como prioridade reeleger o deputado federal, Givaldo Vieira, à Câmara dos Deputados.

Segundo o periódico, o atual presidente do PCdoB no estado, terá um reforço com uma chapa de cerca de 60 nomes de comunistas na disputa estadual e que “há cerca de um ano, quando começou a amadurecer a participação no processo eleitoral, o PCdoB definiu um alinhamento para que não apresentasse apenas pessoas que têm e tiveram mandato ou que conquistaram um desempenho alto em disputas eleitorais”, resume o jornal.

Segundo a publicação, “a intenção do PCdoB foi montar uma chapa com um grupo homogêneo. A construção e levantamento dos nomes aconteceram do sul ao norte do estado, reunindo nomes com representatividade em município, região ou até no estado todo”.

Segundo o dirigente estadual do PCdoB, Humbero Mileip, a filiação de Givaldo, depois de anos de militância no PT, fortaleceu ainda mais o partido, tendo participação ativa na chegada dos candidatos em potencial. “O Givaldo é o nosso candidato a deputado federal. O nosso grupo vai trabalhar para reelegê-lo, não tenha dúvida”. Imagine que a nossa chapa faça 100 mil votos, o que nós podemos transferir de voto pro Gilvado. Quer dizer, é um grupo que tem como ajudar muito na reeleição dele”, frisou o pré-candidato.

Givaldo se filiou ao PCdoB, no início deste ano, em festa realizada em frente ao teatro da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), com a participação da presidenta nacional do PCdoB, Luciana Santos, da deputada federal, Jandira Feghali e da pré-candidata do PCdoB à presidência da República, Manuela d’Ávila.

Humberto também destaca que a ideia do partido é não coligar, para que tenha chances de fazer um até dois deputados e dar chance e permitir um ambiente que estimule os pré-candidatos. “Todas as coligações e todos partidos possuem nomes relevantes, seja de quem tem mandato ou já foi testado. Quando você pensa em coligar com alguém que teve um desempenho bom, gera um desestímulo para o grupo. E esse desestímulo pode aparecer de várias formas, na baixa votação para o partido e, inclusive, no empecilho para levantar novas ideias e práticas para discutir o novo”, ressaltou o pré-candidato.

Renovação

A ideia é representar a renovação no pleito, com lideranças que não tiveram mandatos nem possuem vícios políticos. “A gente tem mais chance de levantar discussões sobre novas de práticas políticas e de outros tipos de atuação e lutas. As representações que nós temos, com mandato, a própria população mostra que não está satisfeita”, destaca Humberto, afirmando que é grande a expectativa para a definição dos 60 nomes da chapa.

Para o dirigente, que atua na área sindical, a maioria da população quer pessoas que façam diferente e cumpram o papel de fiscalização do governo do Estado, que é um dos pontos importantes e fundamentais dessa renovação. “Quem está na Assembleia hoje não realiza uma atuação fiscalizatória efetiva”, critica Humberto.

Entre os candidatos destacados pelo jornal estão: Humberto Mileip, vice-presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Estado (Sindipol); Edson Gomes, que faz parte do Sindieducação; o radialista Cirilo de Tarso, de Colatina; Siegmund Berger, de Afonso Cláudio; o ex-prefeito Henrique Vargas, de São Gabriel da Palha; Aloísio Lula (Lulinha), de Pinheiros; Nego da Pesca, da Serra; Pearly Candotti, de Vila Velha; Marcinho, da banda Casaca; Zé Lima, de Itapemerim; e Geiza Pinheiro, representante do Sindicato dos Servidores da Saúde (Sindisaúde) em Cachoeiro.

Além de Givaldo, a chapa própria do PCdoB-ES inclui ainda mais quatro nomes para a disputa federal: Élis Cardoso, Josandra de Oliveira Rosa, Sergio Santos de Almeida e Wallace Ouverney da Silva. Somando aos 55 nomes da legenda que disputarão o cargo de deputado estadual em outubro. Para o PCdoB no ES, é possível eleger dois deputados estaduais e um federal em 2018.

 

Confira abaixo, a lista completa dos pré-candidatos estaduais do PCdoB-ES, em ordem alfabética:

 

Pré-candidatos do PCdoB
Ailton Gabriel Siqueira dos Santos
Aldenerval Francisco
Aloisio Souza da Silva (Lula)
Altery Paulo de Souza
Andrelio Aragão
Aparecida Vicente dos Anjos
Arthur Sant’ana Santos
Cirilo de Tarso Batista
Claudia Carvalho de Oliveira
Cristiano Nicolau de Oliveira
Deldi Amorim dos Santos
Dina Amelia de Oliveira
Edson Glicerio dos Santos
Edson Gomes Soares
Edson Patricio de Souza (Sagaz)
Eduardo Viana Correia
Fabio Da Silva Lorete
Geiza Pinheiro Quaresma
Graziele Cristiane Lourenço Ramos
Henrique Zanotelli De Vargas
Humberto do Carmo da Silva
Humberto Mileip Duarte Machado
Ilma Nunes
Janio Barcelos Correia de Melo
João Geraldo Braga
Jose Carlos Nogueira
José de Oliveira Lima
José Rosa Teixeira
Jozelma Sampaio Rodrigues
Juarez Marques Braz
Karina Ferreira da Silva
Lázaro Saluci Ramos
Luiz Guilherme Campos de Almeida
Manoel Bueno dos Santos
Marcelo Dias Barbosa
Marcio Fabiano Alves Xavier
Maria das Dores Santos
Namy Chequer Bou Habib Filho
Paula Aparecida Cassaro
Paulo Barretos Soares
Pearly Cristina de Oliveira Candotti
Rafael Primo Turra
Rildo Santana da Silva
Rodrigo Queiroz de Souza
Romeu Mirandola Neto
Rony de Melo Machado
Sebastião Fernandes de Araújo
Siegmund Berger
Thiago Soaraes Damasceno
Vagner de Oliveira Serafim
Vera Lucia do Carmo Jorge
Waldete Lucia dos Santos Pena
Wandelson Jabes Kefler
Wander da Silva Santana
Welington Barros Nascimento