O PCdoB do Espírito Santo, em resolução da Comissão Política Estadual, divulgada nesta segunda-feira (6), manifestou necessidade de unidade “concentrando a participação progressista em torno da reeleição do governador Renato Casagrande (PSB), com um palanque forte e unificado para Lula/Alckmin, como sendo a alternativa concreta e mais eficaz para impedir o avanço do autoritarismo em nosso Estado e no Brasil”.

Em nota, a decisão ressalta que a meta é eleger Lula no primeiro turno, contando com a aliança do senador Fabiano Contarato (PT), “um irredutível defensor do Estado de Direito e das garantias fundamentais individuais e coletivas.”

O PCdoB integra a federação partidária com o PT e o PV. Segundo o presidente da legenda no estado, Neto Barros, pré-candidato a deputado estadual, os partidos progressistas possuem excelentes nomes para compor a chapa de reeleição como pré-candidatos a vice e ao Senado.

Leia a íntegra:

Unir amplas forças para derrotar Bolsonaro no primeiro turno

O Brasil está polarizado ante uma encruzilhada histórica, na eleição que irá definir nosso presente e futuro. Só retornaremos ao caminho da democracia, da soberania nacional, do desenvolvimento com inclusão social, capaz de erradicar a fome e a miséria de nosso povo, se pudermos impedir que o líder da extrema-direita, de orientação fascista, continue na presidência da república, espalhando ódio, fazendo piada com a morte de milhares de pessoas vitimadas pela Covid-19, desacreditando a ciência, enquanto o Brasil segue à deriva, destroçado economicamente.

A tarefa é eleger Lula no primeiro turno

A fim de não deixar espaço para as artimanhas políticas dos golpistas e não permitir que a extrema-direita continue a espalhar o ódio, a destruir direitos, ampliando a fome e a miséria torna-se imperativo unir esforços para eleger Lula ainda no primeiro turno, porém, divisões no campo democrático podem comprometer essa possibilidade.

É uma questão que vai muito além de uma disputa eleitoral. É uma questão humanitária. É preciso que a barbárie seja derrotada, que o povo volte a sonhar e transformar seus sonhos em realidade.

Não há uma terceira alternativa, apesar dos esforços da grande mídia e de parte dos economicamente privilegiados.

A unidade das forças democráticas é um ato de extremo patriotismo, nessa quadra histórica, em que nos espreita o autoritarismo utilizado para sugar nossa liberdade.

A unidade das forças democrática nesse grave momento enfrentado pelo país deve ser ampla, absoluta, não apenas no âmbito Nacional, mas garantindo que Lula, o candidato que representa a coesão das forças democráticas contra a extrema-direita, tenha em cada Estado a reprodução dessa unidade e o apoio à sua eleição.

O PCdoB/ES propugna que as forças democráticas capixabas cerrem fileiras e garantam um forte palanque para Lula/Alckmin, contribuindo para a possibilidade de vitória no primeiro turno. Falta pouco para este intento, a disputa será voto a voto e a contribuição dessa unidade pode fazer toda a diferença.

Nosso Estado tem, nesse momento, no campo de apoio a Lula duas pré-candidaturas ao Governo do Estado:

A do senador Fabiano Contarato (PT) – um nome que tem se destacado no exercício de seu mandato como um irredutível defensor do Estado de Direito e das garantias fundamentais individuais e coletivas. Juntamente com o papel que desempenha no congresso Nacional na trincheira de luta barrando as políticas nefastas de Bolsonaro, o senador Contarato será um baluarte importante na coesão das forças progressistas e democráticas e terá uma contribuição inestimável na campanha.

A outra pré-candidatura é a do governador Renato Casagrande (PSB), que está disposto a disputar sua reeleição, e que é o único governador do campo democrático e progressista eleito fora da região nordeste, vem fazendo uma gestão com crescimento econômico acima da média nacional, com as contas equilibradas, significativo volume de recursos no Fundo Soberano e grandes investimentos em infraestrutura, na educação e tendo na saúde a fundamental contribuição de quadros do PCdoB e do PT, com destaque nacional no enfrentamento da Pandemia e na reorganização do SUS estadual.

Mas além dessas conquistas do governo estadual, o PCdoB compreende que há possibilidade e necessidade, desde já, para avanços da atual gestão na ampliação dos canais de diálogo com os movimentos sociais e com o movimento sindical, ao mesmo tempo em que a trágica realidade da fome e da miséria imposta a significativa parcela de nosso povo, por um governo federal insensível e irresponsável, exige que medidas emergenciais sejam tomadas pela gestão estadual, que em breve irão se somar às ações implementadas pelo futuro governo Lula/Alckmin com esse mesmo objetivo.

O PT, junto com o PCdoB e outras forças políticas, foi um dos grandes construtores da redemocratização do Brasil. No cenário nacional constrói a unidade das forças democráticas, inclusive com o PSB, e aqui não haverá de ser diferente.

Somando-se a isso, além de sermos aliados históricos do PT, agora formamos, também junto ao Partido Verde – PV, a Federação Brasil da Esperança (FE Brasil), esta afinidade política e programática nos permite emitir esta opinião, que coloca o interesse nacional à frente das definições regionais, pois está em jogo o futuro do Brasil.

O PCdoB se manifesta pela necessidade da efetivação dessa unidade, concentrando a participação progressista, em torno da reeleição do governador Renato Casagrande, com um palanque forte e unificado para Lula/Alckmin, como sendo a alternativa concreta e mais eficaz para impedir o avanço do autoritarismo em nosso Estado e no Brasil.

Vitória, 06 de junho de 2022

Comissão Política Estadual
PCdoB/ES

EDIÇÃO: Guiomar Prates

__