O secretário-geral do Partido Comunista da Índia (marxista), Sitaram Yechury | Foto: HTFile

A presidenta do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), Luciana Santos, e a Secretária de Relações Internacionais, Ana Prestes, enviaram, em nome do Comitê Central, ao Partido Comunista da Índia (Marxista), nesta sexta-feira (13), uma mensagem de condolências pelo falecimento de Sitaram Yechury, veterano dirigente revolucionário indiano e, como frisa a mensagem, “um valioso amigo” dos comunistas brasileiros. Leia, abaixo, a íntegra do texto.

Brasília, 13 de setembro de 2024

Ao Comitê Central do Partido Comunista da Índia (Marxista)

Estimados camaradas,

Recebam, do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) nossas mais sentidas condolências pelo falecimento, nesta quinta-feira (12/9), do camarada Sitaram Yechury, secretário-geral do PCI (M).

O camarada Sitaram Yechury, nas diversas funções desempenhadas no Comitê Central do PCI (M), ao longo das últimas décadas, deixou como marcas indeléveis, seu firme compromisso revolucionário, acentuado descortínio tático e significativas contribuições teóricas para o desenvolvimento da atuação dos comunistas na atual quadra histórica.

Além disso, Sitaram Yechury foi um valioso amigo do proletariado brasileiro e latino-americano. Esteve em nosso país em importantes ocasiões, e o PCdoB registra com carinho sua presença em vários de nossos Congressos Nacionais, bem como no 10º Encontro Internacional de Partidos Comunistas e Operários, realizado em São Paulo, sob os auspícios do PCdoB, em 2008.

Solicitamos que transmitam aos familiares, amigos e camaradas de Sitaram Yechury a homenagem do PCdoB, com a certeza de que sua memória será perpetuada na luta dos trabalhadores de todo o mundo.

Saudações fraternas,

Luciana Santos
Presidenta Nacional

Ana Prestes
Secretária de Relações Internacionais