Com seis deputados reeleitos, o Partido Comunista do Brasil comemora a eleição de mais três novos parlamentares para a Câmara dos Deputados. Os estados do Acre, Maranhão e Pernambuco saíram vitoriosos com a eleição de Perpétua Almeida, Márcio Jerry e Renildo Calheiros, respectivamente.

Com apenas uma vaga na aliança no Acre, Perpétua foi a mais votada da coligação Frente Popular do Acre ( PT / PSB / PHS / PCdoB / DC), recebendo mais de 108 mil votos, dentre 547.680 eleitores.

Ela já fez parte da bancada comunista na Câmara dos Deputados quando se elegeu em 2002, sendo a mais votada em duas eleições e reeleita em 2006. Teve três mandados como deputada, saindo em 2015, quando foi candidata ao Senado. Na época, Perpétua recebeu 36% dos votos, cerca de 136 mil, terminando assim na segunda colocação. Em janeiro de 2016 foi nomeada para um cargo no Ministério da Defesa.

Maria Perpétua de Almeida é professora e bancária. Ingressou no PCdoB em 1987, eleita para o Comitê Central desde o 11º Congresso, em 2005. Presidiu o Sindicato dos Bancários do Acre e o diretório estadual do PCdoB.

Renildo Calheiros

Conhecido pelos comunistas e liderança política em Pernambuco, Renildo Vasconcelos Calheiros volta para o terceiro mandado na Câmara dos Deputados. Integrante da coligação Frente Popular de Pernambuco (PSB / PCdoB/ MDB / PSD), ele obteve mais de 57 mil votos.

Renildo já tinha sido eleito deputado federal em 1990 e 2003.

Ingressou nas fileiras do PCdoB em 1979. De 1984 a 1986, foi presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), sendo assim o primeiro presidente legal da entidade estudantil.

Eleito para o Comitê Central desde o 10º Congresso (2001), foi vice-presidente nacional do PCdoB. Hoje integra a Comissão Política Nacional do Comitê Central. No PCdoB no estado, Renildo é da direção estadual.

Ele já foi vereador de Recife e prefeito da cidade de Olinda em 2008 e reeleito em 2012, ambos no primeiro turno.

Márcio Jerry

A primeira disputa eleitoral de Márcio Jerry o elegeu deputado federal. Com mais de 131 mil votos, ele foi o candidato mais votado da Coligação – que elegeu a chapa do governador Flávio Dino no Maranhão.

Eleito para o Comitê Central desde o 13º Congresso (2013), o jornalista Márcio Jerry, 50 anos, ingressou no partido em 2007. Foi presidente do Comitê Municipal de São Luís -Maranhão e é atualmente presidente do Comitê Estadual do PCdoB-MA.

Ex-secretário estadual de governo de Flávio Dino, Márcio Jerry trabalhava como secretário de Comunicação da Prefeitura de São Luis. Fez uma campanha pautada no debate de ideias, buscando fortalecer no Maranhão o projeto de desenvolvimento liderado pelo governador Flávio Dino.