Dilan Oliveira foi campeão de votos em Chorrochó (Foto: Reprodução)

O PCdoB se consolida como uma das maiores forças políticas da Bahia, o quarto maior colégio eleitoral do país, com 11,2 milhões de eleitores. O partido elegeu no estado 15 prefeitos, sete vice-prefeitos e 173 vereadores.

Em Salvador, o PCdoB manteve suas duas vagas na Câmara Municipal com reeleição de Augusto Vasconcelos e a recondução de Aladilce Souza. O atual vereador Hélio Ferreira ficou na primeira suplência da Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV).

“Aladilce está de volta, trazendo sua força e garra para a Câmara Municipal! Sua luta por uma Salvador mais justa e inclusiva inspira a todos nós. Parabéns também ao companheiro Augusto reeleito para seguir na defesa da classe trabalhadora. Hélio, a luta continua!”, comemorou a deputada federal Alice Portugal.

Vice-líder do governo na Câmara, o deputado federal Daniel Almeida diz que o partido não comemora apenas o resultado das urnas, “mas a confiança depositada por cada pessoa que acredita em um futuro melhor”.

“O PCdoB mostrou força e coragem nas urnas da Bahia! Nossa luta por igualdade e justiça social segue firme com a eleição de vereadores, vice-prefeitos e prefeitos comprometidos com as demandas e desejos do povo. Parabéns a todos e todas pela vitória e por fortalecer nosso projeto de transformação!”, festejou.

A melhor performance eleitoral do partido nos municípios foi em Chorrochó. O administrador Dilan Oliveira obteve 80,23% dos votos dados a todos os candidatos. Ele foi eleito no primeiro turno pela coligação “Juntos para Chorrochó Continuar Avançando”, formada pelos partidos da Federação com o apoio do PP.

Outro bom desempenho foi do advogado Dr Pedrinho que teve 73,54% dos votos em Encruzilhadas. Além dos partidos da Federação, ele teve o apoio do Avante e PSD. A vice é Gislane, do PT.

Em Licínio de Almeida, o partido elegeu o empresário Chiquinho, que teve 53,27% dos votos.

Danillo foi reeleito em Várzea da Roça com 63,89% dos votos. O vice é Gerson de Orádio, do Avante.

Marquinho também foi reeleito em Itagibá com 67,27% dos votos. O vice, William, também é do Avante. A coligação contou ainda com o apoio do Solidariedade.

O PCdoB também reelegeu em Rodelas o prefeito Emanuel Rodrigues com 59,96% dos votos. O vice Aluisio Almeida também é do Avante. O PSD entrou na coligação.

Outra reeleição foi em Aratuípe onde o Professor Tone vai governar por mais quatro anos. O vice é Sivaldo do PV. O prefeito teve apoio ainda do PP, DC e PSB.

Roberto do Sindicato foi reeleito em Tapiramutá com 53,50% dos votos. O vice é é Dr Raelson, do PSD.

Dona Nilda foi reeleita para mais quatro anos na prefeitura de Poções. A professora obteve 53,80% dos votos. O vice é Bonfim do PT.

Daiane foi eleita em com 52,15% em Várzea Nova com ampla coligação envolvendo partidos como Pode, PSD, Avante e Solidariedade. O vice é Arlivan Pimentel, do PSD.

O vereador Edas Justino foi eleito prefeito de Caetanos com 55,04% dos votos. A vice é Fabiana Matos, do MDB.

O partido também reelegeu em Macururé Bergue de Josias com 65,55% dos votos. O vice Antônio Carlos é do MDB.

Em Remanso, foi reeleito Marcos Palmeira com 57,62% dos votos. O vice é Alair, do PT, cuja coligação teve ainda apoio do PP e MDB.

O empresário Gildo Mota foi eleito prefeito de Serrolândia com 59,84% dos votos. O vice é Karote do Aavante. A coligação teve apoio ainda do PP e MDB.

O administrador Neto da Pousada foi eleito prefeito de Seabra com 56,60% dos votos. O vice é Jorginho do Jatobá, do MDB. Ele teve apoio ainda do Pode e PSD.

Prefeitos do PCdoB eleitos na Bahia:

Professor Tone (Aratuípe)
Edas Justino (Caetanos)
Dilan Oliveira (Chorrochó)
Dr Pedrinho (Encruzilhadas)
Marquinhos (Itagibá)
Chiquinho (Licínio de Almeida)
Bergue de Josias (Macururé)
Dona Nilda (Poções)
Marcos Palmeira (Remanso)
Emanuel Rodrigues (Rodelas)
Neto da Pousada (Seabra)